sábado, 30 de maio de 2015

MINISSIMULADO de DIREITO PREVIDENCIÁRIO | Vamos treinar?

Olá, galerinha!

Que tal animarmos nosso final de semana resolvendo um minissumulado de Direito Previdenciário?

1. (CESPE/2015 – CGEPI) A respeito do regime geral de previdência social, julgue o item a seguir.
A dependência econômica do irmão menor de vinte e um anos de idade na condição de dependente do segurado é presumida para fins de obtenção de benefício previdenciário.

2. . (CESPE/2015 – CGEPI) A respeito do regime geral de previdência social, julgue o item a seguir.
A pessoa física que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados é segurada obrigatória da previdência social, na qualidade de empregado.

3. (CESPE/2015 – FUB) Com relação aos benefícios da Previdência Social, julgue o item subsecutivo.
Os beneficiários de aposentadoria por invalidez do Regime Geral de Previdência Social devem se submeter a perícia médica anualmente, qualquer que seja a sua idade.

4. (CESPE/2015 – FUB) Com relação aos benefícios da Previdência Social, julgue o item subsecutivo.
A todos os indivíduos que tenham exercido exclusivamente a função de magistério, em qualquer nível de ensino, e iniciado a carreira profissional em 2001, é garantida a redução em cinco anos dos requisitos de idade e de tempo de contribuição para fins de aposentadoria voluntária.

5. (CESPE/2015 – DPU) Em relação aos segurados do RGPS e seus dependentes, julgue o  item  subsecutivo.
Aquele que, como contrapartida pelo desempenho das atividades de síndico do condomínio edilício onde resida, seja dispensado do pagamento da taxa condominial, sem receber qualquer outro tipo de remuneração, enquadra-se como segurado facultativo do RGPS.



Gabarito
1 – E
2 – C
3 – E
4 – E
5 – E

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Isenção de taxa condominal é remuneração indireta. Neste caso o síndico é segurado obrigatório como Contribuinte Individual.

      Excluir
  2. Sempre é bom fazer exercícios, principalmente quando conseguimos 100% de acerto!

    ResponderExcluir
  3. Prof. A alternativa 2 deve ser anulada, pois ela generalizou. Para que ela torne-se inválida basta que trabalhe para essa missão ou repartição consular um indivíduo não-brasileiro sem residência permanente no Brasil ou um brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular. Valeu. Att: Marlon Silva

    ResponderExcluir
  4. A questão dois está errada por generalizar..

    ResponderExcluir
  5. Fazia teeempo que não tinhamos minissimulados como este. Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá guerreiros !!!!! Daniel Monteiro o erro da questão 5 está na parte que diz : seja dispensado do pagamento da taxa condominial , pois o sindico que está dispensado da taxa condominial recebe remuneração indireta e nessa condição enquadra-se como contribuinte individual. Só se enquadraria como segurado facultativo se não receber nenhuma retribuição pecuniária pela administração condominial, ainda que indireta !!!!! Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  7. se o síndico recebe algum tipo de ajuda, é caracterizado como renda, tornando-o como CI..

    ResponderExcluir