sexta-feira, 1 de março de 2013

Dicas de como se preparar para o concurso para Analista do INSS – Por Italo Romano (Parte Final)


Hoje apresentamos a última parte da entrevista do Professor Italo Romano onde ele deu dicas de como se preparar para o concurso de Analista do INSS, bem como para os concursos em geral. 

Esperamos que tenham aproveitado ao máximo as dicas e lições do nosso querido professor. 

Vamos a parte final da entrevista:


7 – Quais pontos dos últimos editais para analista devem ser preservados no futuro edital? E quais são as potenciais novidades?

Com toda certeza, os conteúdos das disciplinas básicas serão mantidos. Agora, a grande incerteza é se haverá vagas para formação específica. No concurso de 2008 as formações contempladas foram: Analista com formação em Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Pedagogia, Psicologia e em qualquer formação. Para conhecer os conteúdos específicos, o candidato deve consultar o edital do concurso do INSS/2008.

8 – O fator previdenciário será um tema central deste edital? E o novo regime de Previdência para servidores públicos?

Não acho que o fator previdenciário seja tema central no concurso que se avizinha, o que não quer dizer que o candidato não deva saber do que se trata, e principalmente saiba quais são as variáveis que influenciam seu valor e quando o mesmo é utilizado. Cabe observar que existe uma movimentação intensa do governo como também do Congresso Nacional para extinguir o fator previdenciário e caso isso aconteça antes da publicação do edital, não deverá ser assunto cobrado no certame.

Em relação ao novo regime de previdência dos servidores, também não acho que seja assunto de grande relevância. Entretanto, é prudente o candidato ter em mãos a Lei 12.618, de 30 de abril de 2012 que institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo. Caso apareça no edital, é plenamente possível estudar e internalizar o conteúdo da referida lei até a realização das provas.

Volto a sugerir que os candidatos estudem até o edital o conteúdo das matérias básicas que listei na resposta da primeira pergunta e deixem para depois do edital o estudo dos novos conteúdos.

Não deixem de acessar o BLOG www.sejogagalera.blospot.com.br pois lá tem muitas informações e conteúdos específicos para esse concurso. Se Joga, Galera …

Italo Romano Eduardo
Professor de Dir. Previdenciário exclusivo da REDE LFG e colaborador do BLOG SE JOGA GALERA (www.sejogagalera.blogspot.com.br).


3 comentários:

  1. 1- Então só devo estudar português, raciocínio lógico, noções de informática e atualidade?

    Esses foram os conhecimentos básicos do último edital.

    2- Estou lendo seu livro todo (9ª edição) também. Quais os capítulos mais relevantes (dos 40) pra esse concurso de analista? Porque estou pincelando tudo mesmo e com medo de perder tempo em coisas pouco relevantes (eu trabalho).

    3- Te enviei uma mensagem, com uma dúvida, em sua página no facebook. Sei que sua demanda deve ser grande, mas responde quando puder.

    ResponderExcluir
  2. VocÊ acha que vai cair noções de economia???

    Cristo me ajude, se cair rsrs

    ResponderExcluir
  3. oi professor, e ainda nao sabe se vai ter p qualquer area??
    como é esse curso do lfg on line? o professor no momento estou desempregada, é bom o site euvoupassar??mas nao tem legislaçao né?nesse site

    ResponderExcluir