terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PROVA COMENTADA: Direito Administrativo - POLÍCIA CIVIL RIO DE JANEIRO – OFICIAL DE CARTÓRIO | Professor Luís Gustavo

Olá, galerinha!

Mais uma prova comentada pelo professor Luís Gustavo. O professor considerou a prova boa, apesar de ser de uma banca não muito tradicional. É a mesma banca que irá realizar o certame do TRE/AM. Vamos conferir?

IBFC - POLÍCIA CIVIL RIO DE JANEIRO – OFICIAL DE CARTÓRIO – 08/12/2013

QUESTÃO
A respeito do tratamento constitucional conferido ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, assinale a alternativa correta:

a) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, o servidor ficará afastado de seu cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

b) Investido no mandato de prefeito, havendo compatibilidade de horários, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

c) Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento do servidor, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

d) Em qualquer caso que exija o afastamento do servidor para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive promoção por merecimento.

e) Investido no mandato de Vereador e, não havendo compatibilidade de horários, o servidor será afastado do cargo, emprego ou função, não lhe sendo facultado optar pela remuneração.


COMENTÁRIO:
Galera, essa é literal da CF, art. 38, V. Quase não lemos ele, mas estava fácil. Até porque por eliminação, não teríamos dúvida de que a letra “C” é a resposta. Na letra A o erro é porque não há opção. Na letra B, não importa a compatibilidade de horários, pois o Prefeito não pode acumular. Na letra D o erro está no inclusive, pois é exceto. E na letra E o erro é porque ele pode optar por uma das remunerações.

QUESTÃO
A Constituição federal e o ordenamento jurídico em geral consagram explicitamente alguns princípios orientadores de toda a atividade da Administração Pública. Assinale a alternativa em que os dois princípios citados decorrem implicitamente do ordenamento jurídico:

a) Autotutela e continuidade dos serviços públicos.
b) Finalidade e motivação.
c) Ampla defesa e contraditório.
d) Segurança Jurídica e interesse público.
e) Proporcionalidade e Razoabilidade.

COMENTÁRIO:
Como sempre falo em sala de aula, o conceito de princípio explícito e implícito varia de autor para autor. Sinceramente, acredito que caiba recurso nessa questão e que ela tenha sido retirada da Lei 5427/2009 (normas gerais de processo administrativo do Estado do Rio de Janeiro):

Art. 2º O processo administrativo obedecerá, dentre outros, aos princípios da transparência, legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, impessoalidade, eficiência, celeridade, oficialidade, publicidade, participação, proteção da confiança legítima e interesse público.

Assim, parece-me que o gabarito preliminar será a alternativa “A”, mas mesmo assim, cabe recurso, tendo em vista que a Lei 8.987/95, que está no nosso edital, fala no princípio da continuidade, em seu art. 6º.

QUESTÃO
Analise as condutas abaixo descritas com base na Lei Federal 8429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

I – Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.
II – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
III – Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente.
IV – Negar publicidade aos atos oficiais.
V – Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

Dentre estas condutas, atentam contra os princípios da Administração Pública apenas as descritas nos itens:

a) I, II, III e IV.
b) I, II, III e V.
c) I, III, IV e V.
d) I, II, IV e V.
e) II, III, IV e V.

COMENTÁRIO:
Questão previsível. Era certo de cair. Literalidade do art. 11, a Lei 8.429/92. Pela análise, o único item incorreto é o III, pois frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente constitui ato de improbidade que causa lesão ao erário.

QUESTÃO
Analise as assertivas abaixo com base na Lei Federal 8666/93, que disciplina o procedimento licitatório:

I – A licitação é dispensável quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
II – Quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento, a licitação é dispensável.
III – É dispensável a licitação para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca.
IV – Haverá dispensabilidade de licitação para a contratação de serviços de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.
V – Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, será dispensável a licitação.

Estão corretos apenas os itens:

a) IV e V.
b) I e III.
c) II e V.
d) III e IV.
e) I e II.

COMENTÁRIO:
Outra questão clássica! Vou analisar item a item:
I – Correta! Art. 24, da Lei 8666/93, V.
II - Correta! Art. 24, da Lei 8666/93, VI.
III – Incorreta! Fornecedor exclusivo é caso de inexigibilidade.
IV – Incorreta! Notória especialização é caso de inexigibilidade.
V – Incorreta! Artistas consagrados é caso de inexigibilidade.

Assim, temos que o gabarito correto é a letra “E”.

QUESTÃO
Conforme tradicional classificação doutrinária, consideram-se atributos do poder de polícia:

a) Discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade.
b) Presunção de legitimidade, autoexecutoriedade e imperatividade.
c) Legalidade, moralidade e impessoalidade.
d) Necessidade, proporcionalidade e adequação.
e) Presunção de legitimidade, discricionariedade e imperatividade.

COMENTÁRIO:
Essa é uma das questões mais fáceis da prova! Gabarito letra “A” e não requer maiores comentários.

QUESTÃO
Segundo o que dispõe a Lei do Mandado de Segurança (Lei Federal nº 12.016/09), não se compreende no conceito de autoridade coatora:

a) O representante de partido político.
b) A pessoa jurídica de direito privado no exercício de atribuições do poder público.
c) O administrador de entidade autárquica.
d) O diretor de concessionária de serviço público por ato de gestão comercial.
e) A autoridade pública de qualquer categoria.

COMENTÁRIO:
A questão é literal da Lei 12.016/2009, em seu art. 1º, §2º:

“Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.”

Assim, o melhor gabarito é a alternativa “D”.

QUESTÃO
Analise as assertivas abaixo, que cuidam do tratamento conferido pela doutrina e pela legislação aos bens públicos:

I – Os bens públicos de uso comum do povo, os de uso especial e os dominicais são imprescritíveis e inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.
II – São bens de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, não se incluindo os de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
III – Não dispondo a lei em contrário, consideram-se dominicais os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.
IV – O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

Estão corretas:

a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) II e IV.
e) II e III.

COMENTÁRIO:
Vou analisar item a item:

I – Incorreta. Código Civil, art. 101. Os bens dominicais podem ser alienados. Diga-se de passagem a desafetação é o requisito número um para se alienar um bem público.
II – Incorreta. Código Civil, art. 99, II. O erro está no “não se incluindo”.
III – Correta. Art. 99, parágrafo único, do Código Civil. Conceito literal
IV – Correta. Art. 103, do Código Civil. Conceito literal.

Assim, o gabarito é a letra “C”

QUESTÃO
Assinale a alternativa incorreta acerca da anulação, revogação e convalidação dos atos administrativos:

a) A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

b) O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

c) Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

d) Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.

e) No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência do direito da Administração Pública de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários contar-se-á separadamente da ocorrência de cada um dos pagamentos.

COMENTÁRIO:
A questão trabalhou com a literalidade da Lei 5427/2009.

Art. 53. A Administração tem o prazo de cinco anos, a contar da data da publicação da decisão final proferida no processo administrativo, para anular os atos administrativos dos quais decorram efeitos favoráveis para os administrados, ressalvado o caso de comprovada má-fé.

§1º No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

§2º Sem prejuízo da ponderação de outros fatores, considera-se de má-fé o indivíduo que, analisadas as circunstâncias do caso, tinha ou devia ter consciência da ilegalidade do ato praticado.

§3º Os Poderes do Estado e os demais órgãos dotados de autonomia constitucional poderão, no exercício de função administrativa, tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, restringir os efeitos da declaração de nulidade de ato administrativo ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de determinado momento que venha a ser fixado.

Assim, percebemos que o gabarito é a letra “E”, pois o prazo de decadência, segundo a literalidade da norma, contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

QUESTÃO
No que diz respeito ao regime de delegação de prestação de serviços públicos, podemos conceituar corretamente a permissão de serviços como sendo:

a) A delegação, a título precário, mediante licitação, na modalidade concorrência, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente exclusivamente à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

b) A delegação, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, ou por conta do poder público, e por prazo determinado.

c) A delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

d) A delegação, mediante licitação, levada a efeito sempre na modalidade concorrência, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

e) A delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente exclusivamente à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

COMENTÁRIO:
Conceito literal do art. 2º, IV da Lei 8987/95. Gabarito letra “C”. Por eliminação também daria pra matar com facilidade, pois a lei não fixa a modalidade de licitação a ser utilizada. Assim, eliminaríamos as alternativas A e D. Além disso, a permissão cabe à PJ ou PF. Assim, eliminaríamos as alternativas que falam de consórcio, ou seja, B e E.

QUESTÃO
Um particular celebrou contrato administrativo com o Estado para a prestação de determinado serviço público, porém, vem descumprindo reiteradamente as obrigações contratuais que assumiu com a Administração Pública. No caso em tela, a Administração poderá punir as infrações administrativas cometidas pelo particular com fundamento no denominado:

a) Poder de Polícia
b) Poder Disciplinar
c) Poder Hierárquico
d) Poder de Império
e) Poder Discricionário.

COMENTÁRIO:
Pra quem estudou, essa também estava fácil, pois é um exemplo amplamente utilizado em sala de aula. Gabarito letra “B”.


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