segunda-feira, 5 de agosto de 2013

QUESTÕES COMENTADAS: Prova do DEPEN – Prof. Luís Gustavo

Ontem, dia 04/08, foi realizada pelo Cespe/UnB a prova de concurso público para o Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN. O professor Luís Gustavo comentou as questões de Direito Administrativo cobradas na prova. Vamos conferir?

SUGESTÃO: Vamos treinar um pouco? Antes de ler os comentários do professor e os gabaritos das questões, tente respondê-las simulando tempo de prova. Desta forma, você poderá avaliar qual assunto precisa estudar mais e qual você já tem certo domínio. BOM TREINAMENTO!
 _______________________________________________________________________________

Com relação aos atos administrativos, julgue os itens:

1) A cobrança de multas, em caso de resistência ao particular, é um ato administrativo auto executório.

Errada! Regra geral, os atos de cobrança não possuem autoexecutoriedade. Para cobrar uma multa, a Administração deve se recorrer ao Poder Judiciário.

2) Um ato individual só pode ser revogado se não houver gerado direito adquirido para o seu destinatário.

Correta! Os atos individuais só se tornam irrevogáveis quando gerarem direito adquirido ao destinatário.

3) A nomeação do PGR é um exemplo de ato administrativo composto.

Correta! Esse é um dos exemplos de ato composto citado pela professora Maria Sylvia Di Pietro. A nomeação do PGR que depende de aprovação do Senado.

Ressalva nesta questão:

Na prova da PGE-AL, em 2009, a banca considerou incorreta a alternativa abaixo:

C A nomeação de ministro do STF é um ato composto, pois se inicia pela escolha do presidente da República e passa pela aprovação do Senado Federal.


Reparem que a essência da questão é a mesma! Agora, cabe recurso, se a banca considerar que é complexo, mas já temos um precedente. Vamos aguardar!

4) Enquanto não for declarada a invalidade do ato administrativo pela administração ou pelo Poder Judiciário o ato inválido produzirá normalmente seus efeitos.

Correta! Essa é uma decorrência da presunção de legalidade dos atos administrativos.

5) Um banco estatal que celebra com o particular um contrato para fornecimento de cheque especial pratica um ato administrativo.

Errada! Esse é um ato regido predominantemente pelo Direito Privado, logo é um ato da administração e não um ato administrativo propriamente dito.

Com relação a lei 8666, julgue:

1) A contratação de profissional dos setor artístico, consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, poderá ser feita com dispensa de prévia procedimento licitatório.

Errada! Esta é uma das hipóteses de inexigibilidade de licitação, consagrada no art. 25, da Lei 8.666/93.

2) Toda modalidade de licitação deverá ser precedida pelo respectivo edital, que especificará as normas e os procedimentos do respectivo exame.

Errada! Toda modalidade de licitação deve ser precedida de um instrumento convocatório que nem sempre será um edital. Na modalidade convite, por exemplo, utiliza-se a carta-convite ao invés do edital. O problema é se a banca considerar essa expressão “edital” num sentido lato. Vamos aguardar!

A respeito de controle e responsabilização da administração, julgue:

1) O agente público que se recusar a fornecer, dentro do prazo determinado, a declaração de bens será punido com a pena de demissão.

Correta! Essa é a regra prevista no art. 12, § 3º, da Lei 8.429/92.

2) Para que fique configurada a responsabilidade civil objetiva do estado, é necessário que o ato praticado pelo agente público seja ilícito.

Errada! A responsabilidade civil do Estado independe da licitude ou da ilicitude do ato praticado. Ela surge em virtude de um dano efetivamente causado.

3) O pressuposto para o ressarcimento do dano gerado ao patrimônio público é uma ação ou omissão dolosa, não sendo passíveis de reparação os casos culposos.

Errada! Nos termos do art. 5º, da Lei de Improbidade, o ressarcimento integral do dano decorre de conduta omissiva ou comissiva, dolosa ou culposa.

4) Considere que o MP ingressou com uma ação judicial pleiteando o ressarcimento ao erário de valores provenientes de enriquecimento ilícito de um prefeito municipal. Nesta situação, a morte do prefeito gera a imediata extinção do processo, já que a obrigação do ressarcimento não se transmite a terceiros.

Errada! Nos termos do art. 8º, da Lei 8.429/92, e em conformidade com o Texto Constitucional, a obrigação de ressarcir o erário transmite-se aos herdeiros até o valor da herança recebida.

No que se refere à organização administrativa, julgue:

1) As fundações públicas poderão ser criadas para exercerem atividades de fins lucrativos

Errada! As fundações públicas são criadas para exercerem atividades sociais sem finalidade lucrativa.

2) Sociedade Economia Mista são Pessoa Jurídica de Direito Privado, instituídas pelo Poder Público, sob qualquer forma jurídica, para exploração de atividades de natureza econômica ou execução de serviços públicos

Errada! As sociedades de economia mista só podem ser criadas sob a forma de sociedade anônima.

_______________________________________________________________________________

Bom, estas foram as questões de Direito Administrativo cobradas na prova. Esperamos que tenham aproveitado os comentários e, caso tenham errado alguma questão, que tenham aprendido com os erros.

Um comentário:

  1. Só acho que o gabarito poderia estar mais isolado das questões porque, às vezes, olha-se, sem querer, o gabarito e perde a graça hehe.
    Mas, valeu mesmo pelos comentários!

    ResponderExcluir