segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EVP: Depoimento do Thiago de Morais e Silva – aluno do EVP - aprovado no MPU‏

Olá, meu nome é Thiago de Morais e Silva, tenho 27 anos, sou mineirinho de Patos de Minas, mas hoje resido no estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de São José do Rio Preto.

Muito bem, minha vida de concurseiro começou há mais ou menos nove anos, quando concluí o ensino médio e iniciei minha carreira profissional, com 18 anos completos. Comecei estudar meio que sem nenhum foco, prestei os concursos da Polícia Militar de Minas Gerais e de Agente Penitenciário da Secretaria de Estado e Defesa Social e em ambos fui muito bem na prova escrita, mas acabei eliminado nos exames médicos. Não eram áreas de meu interesse, mas fiz esses concursos por ser um sonho do meu pai e pela vontade em ser um servidor público…. Me decepcionei (Foi só a primeira decepção).

No ano de 2006 fiz o concurso da Cemig, era o terceiro concurso que fazia, e por meio de muito estudo, consegui ficar em 22º lugar para a cargo de Agente Administrativa na cidade de Divinópolis (Eram 8900 candidatos), mas por ironia do destino, nenhum candidato do cadastro de reserva foi convocado. Mesmo não tendo conseguido, esse concurso me encheu de esperanças, pois a nota alcançada me mostrou que eu estava no caminho certo.

A partir daí me enveredei por vários concursos, sempre com um sonho em me tornar servidor público estatutário do Governo Federal. Não tinha foco algum, qualquer concurso que aparecia, lá estava eu (Ministério das Cidades, Ministério do Trabalho, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, INCRA, UFMG, etc). Não buscava saber nada sobre o órgão ou o local de trabalho, só queria minha aprovação e ela não veio naquela época.


Estava decepcionado pra caramba, pois minha opção por concursos parecia cada vez mais um equívoco e devido a alguns problemas financeiros que minha família passava, nem o sonho do curso superior eu conseguia.

Em 2007 fiz um concurso bastante modesto em vista dos cargos que eu almejava, fui aprovado no concurso da MGS (Minas Gerais Administração e Serviços) e acabei me mudando pra BH, confesso que foi um passo meio louco, mas a vida é sempre uma caixinha de surpresas mesmo. Fui trabalhar no Detran em BH emplacando carros, bem diferente do que eu imaginava, pois sempre sonhei com uma repartição pública onde trabalhasse bem trajado, na frente de um computador… não indo embora pra casa sujo de graxa…. mas confesso que foi uma experiência muito válida. Acabei conseguindo entrar na faculdade, mas nunca deixando de lado meus concursos… tanto estudava que acabei virando referência de concurseiro entre meus amigos, mas eu ainda notava que estava bem distante daquilo tudo que almejei.
Em maio de março de 2008 prestei o concurso para técnico administrativo da CeasaMinas e em julho do mesmo ano comecei trabalhar lá. Foi uma experiência e tanto, eu trabalhei por dois anos na tesouraria, aprendi muito e era apaixonado pelo trabalho, pelo local e por todas as pessoas que trabalhavam lá. Mas como nada é perfeito, apesar de todas as qualidades, o salário na Ceasa era baixo e como havia me endividado pra caramba, vi que era meio difícil continuar lá… Notei então que era preciso dar um up na carreira.

Mesmo na Ceasa, meu sonho de ser um servidor público federal estatutário ainda estava de pé, prestei vários concursos durante os dois anos que lá fiquei, mas não levava muito a sério, pois estava acomodado. Até que no final de 2009 eu comprei um apartamento em BH e me endividei muito e nessa época saíram dois editais de concursos bancários: BB e Caixa.

Confesso que nunca fui um admirador da área bancária, é um serviço que respeito muito aqueles que o fazem com dedicação, mas nunca achei que fosse pra mim. Mas como eu estava muito endividado e eram os únicos editais na praça….. Por que não?? Estudei feito um maluco, mas nessa época eu percebi que eu não sabia estudar corretamente, buscava muito material na internet, comprava muitos livros e apostilas mas não conseguia montar um plano de estudos. Mesmo com esse grave defeito, acabei sendo aprovado em ambos na região de BH, no BB fiquei na posição 236 e na Caixa fiquei em 320.

Em julho de 2010 eu entrei no BB (Reitero aqui mais uma vez que o serviço bancário não é ruim, pois como em qualquer outro trabalho, depende do quanto a pessoa gosta do que faz), era um ambiente muito louco, tudo a mil por hora, abrindo uma conta aqui, fazendo um empréstimo ali, vendendo um seguro lá, resolvendo um problema acolá, negociando com clientes, cumprindo metas mesmo que as achasse totalmente absurdas e sem nexo . Não gostava de serviço bancário, mas eu já sabia que era assim e me dediquei ao máximo durante todo o período que lá fiquei.
Em setembro de 2011, depois de 13 meses no BB, foi convocado na Caixa e resolvi topar a empreitada….Foi um passo em falso, pois por mais que o ambiente do BB fosse de uma pressão absurda, eu estava adaptado lá e não pensei que a Caixa fosse tão diferente; clientes, produtos, sistema, tudo na Caixa era feito de forma diferente do BB, e porque não dizer, de forma mais burocrática. Não digo que a Caixa era ruim, só digo que não consegui me adaptar, mesmo conseguindo até uma promoção nesta instituição.

Já com as contas em dia, em julho de 2012 resolvi dar o passo que pra muitos e até pra mim, foi considerado a maior loucura da minha vida, um passo que pra muitos em minha volta nem pude contar que seria dado, e para aqueles que contei, todos me julgaram como uma pessoa completamente desprovida de juízos mentais…. Pedi demissão da Caixa.
O sonho de um bom concurso estava muito em alta, e até já tinha definido meu foco: Judiciário e MP, não importando se estaduais ou federais….
Ao pedir demissão da Caixa, eu tinha em mente que se eu me dedicasse pra valer durante uns dois meses, eu conseguiria ser aprovado em um bom concurso…. Como eu estava enganado… o nível da concorrência estava muito alto e eu não havia percebido isso, pois durante o meu período de bancário, acabei deixando de lado os estudos para concursos.

Ainda na Caixa, eu havia prestado o concurso da Petrobrás (001/2012) para o cargo de Técnico de Administração e Controle Junior, fui classificado na posição 89 para a cidade de Macaé e tinha muitas esperanças, pois as convocações para esse polo sempre zeravam o cadastro de reserva…. mas dessa vez não aconteceu.
Logo que saí da Caixa, eu prestei o concurso do Ministério Público de Minas Gerais e fui classificado em 10º lugar na comarca de Ribeirão das Neves, como eram só três vagas, lá estava eu no cadastro de reserva novamente… o jeito era continuar a estudar.

Me dediquei para o concurso do TRE-RJ e fui muito mal na prova, descobri então o quanto estava despreparado para concursos federais…Decidi então mudar minha rotina de estudos e foi quando vasculhando a internet, descobri o EU VOU PASSAR. Mais que depressa assinei o site e comecei a estudar, só que já estava um pouco em cima para a prova do Ministério da Fazenda mas mesmo assim estudei o tempo que restava já com os materiais do EU VOUPASSAR e fui fazer a prova. Nunca feito provas da ESAF, mas mesmo assim ainda consegui ficar na posição 432 para a cidade de Brasília….. lá estava eu em mais um cadastro de reserva, pois eram só 305 vagas…. mas senti que eu estava melhorando.

Já com o material do EU VOU PASSAR em mãos, imprimi tudo que pude e resolvi me dedicar para o concurso do TJ-SP, estudei feito um maluco, assisti praticamente todas as aulas do site que tinha a ver com o edital do TJ, virei um expert em direito de tanto estudar e em dezembro de 2012 viajei para Araçatuba a fim de realizar a prova…. O resultado não poderia ser outro, acertei mais de 90% da prova e fiquei aprovado em 4º lugar para a comarca de Lins e eram 15 vagas…. que vitória!!!!

Mas como diz a historinha de Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas (SEMPRE) e todo estudante de concursos sabe bem disso. O Concurso ainda tinha uma segunda fase, o temido teste de digitação. Me preparei feito um louco, fiz curso de digitação, estava fazendo com sobras os prazos estipulados no edital e no dia 15 de março de 2013 me mandei pra Araçatuba… Uma viagem de 19 horas de ônibus para realizar um teste de 11 minutos. No dia 17 de março, data do teste, às 16 horas e 30 minutos, eu me vi extremamente nervoso, tremi feito um louco na hora da digitação e quando estava na antepenúltima linha do texto (de tão nervoso que estava, não consegui digitar sem olhar na tela), fui perceber que todo ele estava em CAIXA ALTA….Lá se foi meu sonho de entrar no TJ-SP, um teste de 11 minutos ferrou com tudo.

A viagem de volta pra BH foi terrível, foram 19 horas pra poder ficar pensando em tudo… na prova que não tinha dado certo, nos concursos que eu estava no cadastro de reserva e não chamavam, no dinheiro que estava acabando e mais ainda na demissão que eu havia pedido na Caixa, que parecia ter sido totalmente em vão.

Estava arrasado, mas ao chegar em casa, me deparei com um fio de esperança, o Cespe havia acabado de lançar o edital do MPU… não me achava preparado pra esse concurso, mas abracei… Com a eliminação no TJ, cheguei a duas conclusões: a primeira era que nunca mais eu prestaria um concurso com teste de digitação e a segunda é que mesmo eliminado, eu estava bem preparado para as provas escritas, pois minha nota havia sido excelente.

Estudei muito… muito mesmo, os vídeos do EU VOU PASSAR foram extremamente essenciais pois toda matéria teórica eu estudei através deles e ainda tive uma dedicação louca nas resoluções de exercícios, as aulas de português do Professor Rodrigo Pestana, as aulas de administração do Professor Rodrigo Rennó e da Professora Giovanna Carranza, sem falar de outros professores excelentes, foram praticamente decoradas e fiz tudo quase que em segredo, pois devido às muitas decepções, passei a não querer criar expectativas em mais ninguém.

Pois é, mas o mais importante é que fiz a prova, passei e no dia 15 de Agosto de 2013 fui nomeado para o Ministério Público da União, entrei em exercício um mês depois e posso dizer que cada passo, por mais louco que tenha parecido, valeu muito a pena. Deixo pra todos aqueles que estão estudando esse meu relato e posso dizer que todo esforço é muito válido e a recompensa de vocês está logo adiante. Por isso estudem, se dediquem e busquem apoio na família e nos verdadeiros amigos, pois são essenciais… Quanto a material pra concurso, dêem uma boa bisbilhotada nesse site e verão que tem tudo lá, bem organizado e com um preço totalmente acessível para qualquer estudante……

BOA SORTE PRA TODOS VOCÊS, A LUTA CONTINUA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário