sexta-feira, 25 de julho de 2014

INSS: Há mais de 3 mil vagas ociosas no cargo de técnico

Com vacância de mais de 3 mil servidores, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue aguardando a autorização do Ministério do Planejamento para realizar o concurso de técnico do seguro social, cargo que exige o nível médio. A grande necessidade de pessoal da autarquia, vinculada ao Ministério da Previdência, torna urgente a abertura da seleção e a expectativa é de que o processo de autorização possa ter avanços significativos e volte a tramitar de forma mais célere nos próximos dias.

Após ter passado por diversos setores do Ministério do Planejamento, o pedido de concurso encontra-se, desde abril, sob análise do Departamento de Modelos Organizacionais e Força de Trabalho dos Setores Social e de Desenvolvimento Econômico Produtivo (Desep/Segep). O INSS solicitou ao Planejamento 3.080 vagas, sendo 2 mil para o cargo de técnico, que requer o nível médio e tem remuneração de R$4.400,87, já incluindo a gratificação de atividade executiva e de desempenho de atividades do seguro social. As outras 1.080 oportunidades solicitadas foram para o cargo de perito, que deverá ocorrer em uma outra ocasião.

Esse quantitativo, porém, não irá suprir a necessidade. Atualmente, há uma carência superior a 3 mil técnicos e com cerca de 10 mil servidores com idade para se aposentar. Segundo o deputado Amauri Teixeira (PT-PB), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, se comprometeu a autorizar a seleção para 1.500 vagas de técnico. O último concurso do INSS ocorreu em 2012, com 1.500 vagas de técnico e 375 de perito. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva com 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Português, Regime Jurídico Único, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e Informática) e 60 de Conhecimentos Específicos. Na ocasião 5.020 aprovados foram chamados, sendo cerca de 90% para a carreira de técnico, o que marcou o INSS com um bom número de convocações.


Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário