quinta-feira, 24 de julho de 2014

QUESTÃO COMENTADA: Direito Administrativo | Prof. Luís Gustavo

Olá, galerinha!

Selecionamos uma das questões comentadas pelo Prof. Luís Gustavo no PACOTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS – FCC 2014 sobre CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e RESPONSABILIDADE CIVIL    DO ESTADO para tentarmos resolver juntos. Vejamos:

(FCC/Câmara de SP/Procurador Legislativo/2014) Considere determinado Município que tenha Tribunal de Contas Municipal. De acordo com a Constituição Federal, no que toca ao controle externo do Município,

(A) o parecer prévio, emitido pelo Tribunal de Contas do Município a respeito das contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão da maioria dos membros da Câmara Municipal.

(B) cabe ao Tribunal de Contas do Município realizar, por iniciativa própria, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo e Executivo.

(C) é vedado ao Tribunal de Contas do Município aplicar multa aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, uma vez que esta sanção somente poderá ser imposta pelo Poder Judiciário.

(D) é vedado ao Tribunal de Contas do Município assinar prazo para que o órgão ou entidade vinculada ao Poder Executivo adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, ainda que verificada ilegalidade, tendo em vista o princípio da separação de poderes.

(E) é vedado ao Tribunal de Contas do Município sustar, por ilegalidade, a execução de qualquer ato que tenha sido submetido à sua apreciação, visto que a competência deverá ser exercida diretamente pela Câmara dos Vereadores.


Comentário:


Preliminarmente, temos que ter em mente que as competências dos Tribunais de Contas Municipais são as mesmas do TCU (CF, art. 71), obviamente, com as devidas adaptações. Visto isso, ao analisarmos todas as alternativas, temos:

a) Errada. Segundo a CF, art. 31, § 2º, o parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

b) Correta. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos Municípios é exercida pela Câmara Municipal, com auxílio do TCM. Essa atividade é desenvolvida através de inspeções e auditorias, nas unidades dos Poderes Executivo e Legislativo.

c) Errada. Os Tribunais de Contas têm competência para aplicar diretamente multa aos responsáveis por ilegalidades ou irregularidades (CF, art. 71, § 3º.).

d) Errada. Nos termos da CF, art. 71, IX, compete ao Tribunal de Contas assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.

e) Errada. Segundo a CF, art. 71, X, compete ao Tribunal de Contas sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Vereadores.

Gabarito: B
 _______________________________________________________________________

VOCÊ ENCONTRA O MATERIAL PACOTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS – DIREITO ADMINISTRATIVO – FCC 2014 NO BLOG SE JOGA GALERA ATRAVÉS DO LINK


O CUSTO DO MATERIAL É DE APENAS R$ 9,90 E CONTÉM 100 QUESTÕES  DA BANCA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, TODAS COMENTADAS - ANO 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário