Prof.ª Luciane Sartori |
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Vunesp, como todas as outras bancas, apresenta tradição em alguns tópicos de
Português. Dessa forma, há questões que sempre aparecem em suas provas. Assim, a fim de auxiliá-los em seus estudos, seguem
algumas dicas, bem como o raciocínio principal de cada tipo de questão para
cada tema e seus comentários, com base nos tópicos tradicionais.
Leitura e
interpretação de textos. As questões de
interpretação da Vunesp não costumam ser difíceis, porém é bom atentar aos itens
de resposta, concentre-se em procurar aquele que mais corresponde com o texto,
pois este é um traço típico desta banca, que costuma confundir as pessoas.
Sinônimos,
antônimos e parônimos. Questão típica desta
banca: perguntar qual é o antônimo de determinada palavra, e a pessoa acaba
assinalando um sinônimo. Portanto, antes de ler os itens de resposta, procure
se concentrar em qual seria o sentido contrário da palavra marcada no enunciado
para depois selecionar o item, isso ajuda muito. As palavras parônimas por sua
vez são aquelas que acabam caindo em questões de vocabulário, mas também em
questões de grafia, pois, de acordo com sua grafia, a palavra assume um
significado diferente, como é o caso de "imergir" (afundar) e
"emergir" (vir à tona); portanto muito atenção a elas. Procurem
listas deste tipo de palavra na internet.
Sentido próprio e figurado das palavras. Usamos muito as palavras sem sentido figurado, ou
seja, conotativo, assim, quando vamos verificar o emprego de uma palavra ou
expressão de valor figurado, fazemos confusão, por isso procure pensar essas
palavras e expressões ao “pé da letra” dentro do contexto para verificar se o
sentido é conotativo (sentido figurado) ou denotativo (sentido real da
palavra).
Pontuação. Existem
três leis para se responder a essas questões que não podem ser esquecidas: 1ª)
nunca se usa vírgula entre o sujeito e o verbo, não importa a ordem da oração;
2ª) nunca se usa vírgula entre o objeto direto e o verbo, não importa a ordem
da oração; 3º) verificadas as duas primeiras condições, leia o período,
obedecendo às pausas sugeridas pela pontuação do examinador, se o texto for
fácil de você entender, a pontuação estará correta.
Classes de palavras: substantivo, adjetivo,
numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido
que imprimem às relações que estabelecem. Quanto
ao emprego de palavras, estude bem o emprego de pronomes, os tempos e os modos verbais
e seu reconhecimento e, principalmente, o emprego de conjunções – gravem bem as
principais.
Concordância verbal e nominal. Este é um
assunto que cai em todas as provas, com certeza, haverá ao menos uma em sua
prova – e o que não se pode esquecer é
que termos preposicionados não são sujeito de uma oração, portanto ignore-os; e
também não se pode esquecer que todas as palavras que se referem a um substantivo
têm de concordar com ele.
Regência verbal e nominal. A maior cobrança desse assunto é com a verbal, por
isso muita atenção com a exigência do emprego ou não da preposição, levando
este raciocínio para o emprego dos pronomes pessoais o/a(s) – sempre objetos diretos – e lhe(s) – sempre objeto indireto com a preposição “a”, bem como para
o emprego do acento grave.
Colocação
pronominal. É um assunto chato,
porque aponta muitos detalhes a saber. Mas facilite sua vida e pense: 1º) não
se emprega pronome oblíquo no início de oração, nem depois de verbo no
particípio; 2º) se o verbo estiver no infinitivo, a colocação do pronome é
facultativa; 3º) a colocação do pronome antes ou depois do verbo se deve ao bom
som da frase, à forma mais natural de pronunciá-la, portanto a frase que tiver
a forma mais fácil de ser pronunciada, será a resposta.
Crase. A
crase envolve o raciocínio da regência – por isso, na maioria das vezes, a
crase é cobrada nas questões de regência mesmo - mais o emprego do artigo definido feminino.
Então atente para o emprego do artigo feminino principalmente, pois ele só pode
relacionar-se com substantivos e que sejam femininos. Além disso, a fusão pode
ser entre a preposição “a” e os demonstrativos “aquele (a,s), aquilo, a(s)”;
como também pode não haver caso de regência, mas de emprego desse acento em
expressões femininas, que são acentuadas com o acento grave.
Bom
estudo!
Professora
Luciane Sartori
Contatos:
www.sartoriprofessores.com.br
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lucianesartori@bol.com.br
facebook:
Luciane Sartori II
Obrigada pelas dicas!
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