terça-feira, 23 de setembro de 2014

Roteiro de estudo e dicas para a VUNESP

Prof.ª Luciane Sartori
A Vunesp, como todas as outras bancas, apresenta tradição em alguns tópicos de Português. Dessa forma, há questões que sempre aparecem em suas provas.  Assim, a fim de auxiliá-los em seus estudos, seguem algumas dicas, bem como o raciocínio principal de cada tipo de questão para cada tema e seus comentários, com base nos tópicos tradicionais.
Leitura e interpretação de textos. As questões de interpretação da Vunesp não costumam ser difíceis, porém é bom atentar aos itens de resposta, concentre-se em procurar aquele que mais corresponde com o texto, pois este é um traço típico desta banca, que costuma confundir as pessoas.
Sinônimos, antônimos e parônimos. Questão típica desta banca: perguntar qual é o antônimo de determinada palavra, e a pessoa acaba assinalando um sinônimo. Portanto, antes de ler os itens de resposta, procure se concentrar em qual seria o sentido contrário da palavra marcada no enunciado para depois selecionar o item, isso ajuda muito. As palavras parônimas por sua vez são aquelas que acabam caindo em questões de vocabulário, mas também em questões de grafia, pois, de acordo com sua grafia, a palavra assume um significado diferente, como é o caso de "imergir" (afundar) e "emergir" (vir à tona); portanto muito atenção a elas. Procurem listas deste tipo de palavra na internet.
 Sentido próprio e figurado das palavras. Usamos muito as palavras sem sentido figurado, ou seja, conotativo, assim, quando vamos verificar o emprego de uma palavra ou expressão de valor figurado, fazemos confusão, por isso procure pensar essas palavras e expressões ao “pé da letra” dentro do contexto para verificar se o sentido é conotativo (sentido figurado) ou denotativo (sentido real da palavra).
Ortografia oficial e Acentuação gráfica. Questões deste tipo na Vunesp são muito comuns, o que vale para a resolução delas é a atenção que se dá à leitura, pois costumamos ler a palavras como as conhecemos, e não como estão grafadas, portanto não perceber a grafia errada é fácil.  A acentuação gráfica tanto é cobrada nas questões de grafia como também nas de concordância verbal, pois há verbos que, quando vão para o plural, recebem acento circunflexo, ao passo que no singular ou ficam sem acento, ou recebem acento agudo, como é o caso de "tem" e "têm", de "contém" e "contêm".
 Pontuação. Existem três leis para se responder a essas questões que não podem ser esquecidas: 1ª) nunca se usa vírgula entre o sujeito e o verbo, não importa a ordem da oração; 2ª) nunca se usa vírgula entre o objeto direto e o verbo, não importa a ordem da oração; 3º) verificadas as duas primeiras condições, leia o período, obedecendo às pausas sugeridas pela pontuação do examinador, se o texto for fácil de você entender, a pontuação estará correta.
 Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Quanto ao emprego de palavras, estude bem o emprego de pronomes, os tempos e os modos verbais e seu reconhecimento e, principalmente, o emprego de conjunções – gravem bem as principais.
Concordância verbal e nominal.  Este é um assunto que cai em todas as provas, com certeza, haverá ao menos uma em sua prova –  e o que não se pode esquecer é que termos preposicionados não são sujeito de uma oração, portanto ignore-os; e também não se pode esquecer que todas as palavras que se referem a um substantivo têm de concordar com ele.
 Regência verbal e nominal. A maior cobrança desse assunto é com a verbal, por isso muita atenção com a exigência do emprego ou não da preposição, levando este raciocínio para o emprego dos pronomes pessoais o/a(s) – sempre objetos diretos – e lhe(s) – sempre objeto indireto com a preposição “a”, bem como para o emprego do acento grave.
Colocação pronominal. É um assunto chato, porque aponta muitos detalhes a saber. Mas facilite sua vida e pense: 1º) não se emprega pronome oblíquo no início de oração, nem depois de verbo no particípio; 2º) se o verbo estiver no infinitivo, a colocação do pronome é facultativa; 3º) a colocação do pronome antes ou depois do verbo se deve ao bom som da frase, à forma mais natural de pronunciá-la, portanto a frase que tiver a forma mais fácil de ser pronunciada, será a resposta.
 Crase. A crase envolve o raciocínio da regência – por isso, na maioria das vezes, a crase é cobrada nas questões de regência mesmo -  mais o emprego do artigo definido feminino. Então atente para o emprego do artigo feminino principalmente, pois ele só pode relacionar-se com substantivos e que sejam femininos. Além disso, a fusão pode ser entre a preposição “a” e os demonstrativos “aquele (a,s), aquilo, a(s)”; como também pode não haver caso de regência, mas de emprego desse acento em expressões femininas, que são acentuadas com o acento grave.
Bom estudo!
                                  Professora Luciane Sartori

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