terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Veja 10 aplicativos para ‘turbinar’ seu estudo para concursos

Conseguir uma aprovação em um concurso público é um projeto que exige dedicação, esforço e muitas horas de estudo por dia. Para turbinar essa preparação, a tecnologia pode ser usada a favor do candidato, neste caso, os smartphones podem ganhar nova função com os aplicativos de estudo para concursos.

O G1 testou 10 aplicativos que oferecem questões, simulados, vídeo-aulas, estatística de desempenho e organizador de estudos. As ferramentas estão disponíveis em versões pagas ou gratuitas para as plataformas Android e iOS.

“Se utilizados com sabedoria, os aplicativos são um grande diferencial na preparação do candidato. Eles nos auxiliam a fazer o tempo render mais e, com isso, aumentar nossa produtividade: mais matérias estudadas em menos tempo”, afirma Marcello Leal, professor e especialista em concursos.

Veja 10 aplicativos para 'turbinar' o estudo para concursos:

1) Estratégia Concursos

Aplicativo oferece mais de 30 mil questões em 10 disciplinas, como português, raciocínio lógico, direito constitucional, entre outras. Os candidatos podem criar simulados e visualizar as estatísticas de cada prova, acompanhando seus resultados e seu desempenho com o passar do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.


2) iQuestões Concursos e OAB

Provas são separadas por bancas, nível de escolaridade e órgãos. O candidato pode adaptar o estudo para o concurso que vai fazer. Aplicativo é gratuito, mas algumas questões são liberadas apenas para os ususários que assinam pacotes. Disponível para Android e iOS.
  
3) Concursos: Aulas, provas e OAB

Os candidatos vão encontrar videoaulas de diversas disciplinas (português, direito constitucional, raciocínio lógico, entre outras), material para leitura e exercícios. Os simulados estão divididos por cargo. Ainda é possível acessar um calendário de concursos, notícias, agenda de concursos e estatísticas. O aplicativo é gratuito, mas o candidato pode fazer uma assinatura para acessar todos os conteúdos do app. Disponível para Android e iOS.

4) Concursare Concursos

Aplicativo oferece videoaulas de diversas disciplinas, como português, matemática, informática, atualidades, direito constitucional, entre outros. Em cada matéria existe uma subdivisão, em que o candidato consegue estudar conteúdos específicos. Em português, por exemplo, é possível ver aulas sobre predicado, análise sintática ou tópicos que são pedidos no edital do concurso. Não há simulados. Aplicativo é gratuito, mas os candidatos podem ter acesso ilimitado ao conteúdo por meio de uma assinatura mensal. Disponível para Android e iOS.

5) Aprovado – Estudos e concursos

Aplicativo ajuda a organizar os estudos com planilhas de estudo e gerenciamento de horas de estudo, em que o candidato consegue saber exatamente quanto tempo estuda por dia. Também é possível analisar gráficos e relatórios detalhados com a evolução do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.

6) Gabaritar

O candidato pode criar diversos planos de estudo para cada concurso que pretende fazer. Questões O aplicativo também permite o registro das horas de estudo de cada disciplina e faz o cálculo da quantidade de horas recomendadas, meta diária e meta total. Aplicativo é gratuito, mas o candidato precisa pagar para ter acesso a alguns, como o de inéditas da Caixa. Disponível para Android e iOS.

7) Casa das Questões

Aplicativo conta com mais de 13 mil questões de concursos públicos de todo o país. O candidato pode customizar cada simulado escolhendo banca, ano, órgão, escolaridade e disciplinas. Entre as disciplinas disponíveis estão: ética, informática e atendimento e técnicas de vendas. Também é possível acompanhar o tempo gasto nos simulados e também estatísticas sobre as provas. O aplicativo é gratuito, mas há conteúdo exclusivo para quem paga assinatura. Disponível para Android e iOS.

8) Tá na Mão Concursos

No aplicativo, os candidatos têm acesso a mais de 6 mil questões de 10 disciplinas, como informática, português, raciocínio lógico e matemática financeira. Ainda é possível acompanhar as notícias no mundo de concursos. Os simulados podem ser divididos por subtemas, dentro de cada matéria, além do recorte por banca, órgão, cargo, nível de escolaridade e ano. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

9) Concurso Fácil

O candidato pode criar seu simulado com os filtros de ano, banca, órgão, cargo e nível de escolaridade. Entre as opções estão: direito administrativo, direito constitucional e questões da Câmara dos Deputados. Outra opção é usar a ferramenta de simulado aleatório, em que o próprio sistema determina as questões que serão respondidas. É possível acompanhar o desempenho nas estatísticas. Aplicativo é gratuito, mas o usuário pode assinar pacotes de questões. Disponível para Android.

10) Português Pro para Concursos

Como o próprio nome diz, este aplicativo é focado no estudo da língua portuguesa. São mais de 3 mil questões divididas por assunto, como ortografia e semântica, significação das palavras e figuras de linguagem. Os candidatos podem criar os simulados por tema, número de questões e tipo de resposta (alternativa ou certo e errado). Ao final de cada simulado é possível ver a estatística de erros e acertos. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

Prós e contras

Segundo Leal, os aplicativos são uma boa alternativa para os candidatos que passam muito tempo no trânsito e querem aproveitar para estudar. "Eles nos auxiliam a fazer o tempo render mais e, com isso, aumentar nossa produtividade. Quando se sabe quantas horas líquidas se está estudando, e se esse valor for inferior a 75% das horas brutas, quer dizer que é o momento é de avaliar a rotina e o ambiente. Tempo ocioso passado fora do local dos estudos também pode ser convertido em uma excelente oportunidade para não perder o pique", diz.

De acordo com os especialistas, os aplicativos não devem substituir o estudo com livros, fichas-resumo ou o cursinho. "Aplicativos são boas ferramentas de auxílio. No entanto, há informações e conhecimentos mais aprofundados que somente podem ser obtidos em livros ou cursos preparatórios", afirma João Mendes, coordenador do curso Ênfase.

Leal ressalta que para uma plena ativação da memória é necessário ter um material de estudo próprio. "Fichas, mapas mentais ou resumos, o que o candidato preferir. Esse material será a compreensão daquilo que o candidato vem estudando e não pode ser montado em um aplicativo", completa.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário