terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Banco do Brasil: concursos terão que ser realizados

O plano de aposentadoria incentivada do Banco do Brasil (BB), encerrado na última sexta, dia 9, teve a adesão de 9.400 funcionários, o que fará com que o banco tenha uma economia de R$ 2,3 bilhões por ano com a folha de pagamento. Apesar desse enxugamento do quadro de pessoal, o presidente do BB, Paulo Rogério Caffarelli, disse que, futuramente, novos concursos para o BB precisarão ser realizados, já que anualmente 2 mil empregados deixam a instituição por motivos naturais.

Segundo ele, não é possível ainda precisar quando esses concursos serão abertos, já que sua prioridade, no momento, é realocar os mais de 9 mil funcionários que trabalhavam em agências que foram fechadas. "Concurso não está na nossa pauta nesse momento. Entretanto, esse assunto virá, naturalmente, lá na frente. O banco tem uma saída natural de 2 mil empregados por ano. Então, temos que preencher 2 mil vagas anualmente", disse o presidente do BB, em entrevista ao Correio Braziliense, reforçando que a "prioridade é o esforço de acomodar os funcionários que precisam ser realocados."

O diretor do sindicato dos bancários do Distrito Federal, Rafael Zanon, disse em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA que, em virtude da saída desse pessoal por meio do plano de aposentadoria incentivada, a luta pela realização de concurso terá que ser ainda maior. "Vamos continuar lutando por concurso. Mas antes disso, temos que garantir que o banco continue público, senão não vai ter mais como nenhum concurso ser feito. Esse governo quer privatizar as empresas públicas. Não podemos deixar que isso aconteça."


O plano teve como público alvo 18 mil funcionários que já possuem condições de se aposentar e faz parte de um processo de reestruturação que prevê ainda o fechamento de 402 agências - 40 delas no Estado do Rio de Janeiro -, a transformação de 379 em simples postos de atendimento bancário, além da extinção de 31 superintendências regionais.


 Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário