terça-feira, 11 de abril de 2017

AGU: pedido de concurso avança no MPOG

Solicitação de novo concurso, que já tramita no MPOG, será para suprir necessidades para diversos cargos da área administrativa na AGU, para níveis médio e superior

Avança, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) o pedido de autorização do novo concurso público da Advocacia Geral da União (AGU). A solicitação, encaminhada em 23 de fevereiro, foi encaminhada, na última terça-feira, 28 de março, para diversos setores do órgão, sendo repassado, no final do dia, para o gabinete do ministro do planejamento.

O pedido é para o preenchimento de 1.364 vagas, sendo 782 para cargos com exigência de ensino médio e 582 para cargos de nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 3.953,92 para cargos de ensino médio e R$5.752,52 para nível superior.


Cargos do concurso da AGU

As oportunidades de ensino médio serão para os cargos de assistente técnico administrativo (349 vagas) e técnico em contabilidade (433).

Para nível superior, as vagas do concurso da AGU serão para administrador (170), analista de sistemas (38), analista técnico administrativo (20), arquivista (17), bibliotecário (18), engenheiro (15), contador (258), estatístico (16), médico (9), técnico em assuntos educacionais (10) e técnico em comunicação social (11).

O pedido, encaminhado em 23 de fevereiro, foi encaminhado, em 23 de março, para a Coordenadoria Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas. No último dia 28 foi encaminhado para o gabinete do ministro, sendo encaminhado novamente para a Coordenadoria Geral de Carreiras e para a Assessoria da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público, sendo devolvido ao gabinete do ministro no final do dia. 

Concurso Anterior


O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

Fonte: JC Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário