terça-feira, 4 de abril de 2017

Cinco dicas para memorizar conteúdos estudados para concursos

Por Lia Salgado

Neste artigo de hoje, Lia Salgado fala sobre como memorizar os diversos conteúdos estudados durante a preparação para concursos públicos. A especialista também dá dicas para facilitar esse processo.

Veja 5 dicas para memorizar:

1) Durma de 6 a 8 horas por dia
Além de descansar, é durante o sono que o cérebro grava as informações estudadas durante o dia. E ele precisa de, no mínimo, 6 horas para realizar esse trabalho. Senão, seria como digitar um longo texto e desligar o computador sem salvar.
   
2) Pratique atividade física regularmente e beba bastante água
A atividade física intensifica a circulação sanguínea e melhora a atividade cerebral.  O consumo de água facilita o trânsito dos impulsos elétricos entre os neurônios.

3) Faça muitos exercícios com consulta
Para memorizar uma informação, é preciso atenção. Nem sempre a simples leitura é suficiente para percebermos todos os detalhes do conteúdo. Quando voltamos ao texto em busca de uma resposta, ela será mais facilmente gravada.

4) Prepare material para revisão de forma organizada e visual
Resumos em texto são monótonos para serem lidos e de difícil memorização, porque são blocos de palavras.


Fichas-resumo são palavras ou tópicos organizados de forma lógica, usando cores, o que facilita muito a organização das informações no cérebro e a consequente memorização.

5) Faça revisões periódicas
A memorização é algo que acontece pela repetição. Portanto, cada é preciso passar pelos conteúdos diversas vezes. Mas fazer sempre da mesma forma torna-se desinteressante para o cérebro e isso dificulta o trabalho de gravar as informações.

Por isso eu sugiro ler, fazer exercícios com consulta, preparar material para revisão e fazer revisões. São quatro formas distintas de passar por cada ponto.

Font: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário