quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dicas de como se preparar para o concurso para Analista do INSS – Por Italo Romano


Você que está se preparando para o concurso do INSS deve ter muitas dúvidas em relação à preparação, quais matérias estudar, como administrar o tempo, etc.

Pensando nisso, o professor Italo Romano respondeu algumas perguntas relacionadas a este tema e nós iremos disponibilizá-las aqui para vocês.

Vamos à primeira pergunta:

1 - Professor Italo, qual o tempo médio que o interessado em prestar o concurso para analista do seguro social do INSS precisa investir em estudo para ser um candidato competitivo? Quais as melhores estratégias a serem adotadas?

Eu entendo que a partir do quarto/quinto mês de preparação bem direcionada, focada e planejada, o candidato já entra no certame disputando vaga. Nesse período, deve-se dar atenção às matérias básicas que certamente irão constar no edital, quais sejam: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Informática, Atualidades, Ética no Serviço Público e especialmente à Legislação Previdenciária, pois é a disciplina mais importante nos concursos para o INSS. O candidato deve ficar atento, pois essa disciplina é dividida em duas partes, uma relativa aos Benefícios e outra ao Custeio. Sugiro que nesse momento, anterior ao edital, o candidato dê atenção unicamente à parte relativa aos Benefícios Previdenciários e aos assuntos correlatos, tais como: carência, segurados, dependentes, período de graça e etc.


2 - Professor, quem não tem afinidade com a área previdenciária deve priorizá-la em sua preparação. Por quê?

Legislação Previdenciária é uma disciplina que ou é amada ou é odiada, pois depende muito de como acontece o primeiro contato do candidato com a mesma. Assim sendo, sugiro que os interessados nesse concurso busquem informações sobre os melhores livros, cursos preparatórios e professores que ministram aula da matéria. Em relação aos livros, existem vários bons livros no mercado e basta fazer uma busca na internet para obter informações e em relação aos cursos e aos professores, uma ferramenta bastante interessante é utilizar o YOUTUBE, pois todos os grandes cursos e melhores professores do mercado, disponibilizam pequenos vídeos, podendo, portanto ter suas metodologias de ensino avaliadas.

Sobre o porquê de priorizar a matéria Legislação Previdenciária, basta lembrar que no último concurso para o INSS, das sessenta questões cobradas, quarenta foram da disciplina Legislação Previdenciária, correspondendo a 67% da prova. Esse percentual deve ser mantido no próximo concurso.


Bom, hoje vamos ficando por aqui. Em breve disponibilizaremos mais perguntas feitas e respondidas pelo Professor Italo Romano em relação ao concurso para Analista do Seguro Social.

Bons estudos e firmeza de propósito!

3 comentários:

  1. Obrigado Professor! Uma maravilhosa explicação!!

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas, professor, você disse tudo...depende de como você tem o primeiro contato com o direito previdenciário...eu sou suspeita pra falar, pois me apaixonei pela matéria nas suas aulas na LFG! Quero muito passar nesse próximo concurso pra Analista e vou seguí-las, começar pela parte de benefícios. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. prof. e para quem já tem algum conhecimento de previdenciário qual o tempo médio.

    PROF.ADORO DIREITO PREVIDENCIÁRIO E ADORO SUAS AULAS.

    ResponderExcluir