sexta-feira, 19 de julho de 2013

Professor Bruno Villar de Raciocínio Lógico comenta a escolha da FUNRIO como organizadora do concurso para Analista do INSS

Futuros Funcionários do INSS,

A escolha da FUNRIO para o concurso do INSS foi uma surpresa geral. É importante informar, que essa examinadora realizou o curso para Analista do INSS em 2009, para o cargo de Serviço Social. Inclusive dei aula para esse concurso.

A banca segue um estilo de ESAF + CESGRANRIO = prova mediana. Estou copiando o conteúdo de Lógica + Prova de Lógica desse concurso, ok? Agora, estudar e estudar!

Pensa no salário, na estabilidade e no empréstimo consignado.

Conteúdo Programático de Raciocínio Lógico:

RACIOCÍNIO LÓGICO: Problemas de raciocínio lógico envolvendo os seguintes assuntos: Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Diagramas lógicos; Tautologias; Proposições; Teoria dos conjuntos; Análise Combinatória; Noções de Estatística e Probabilidade.

Questões da Prova de Raciocínio Lógico:

01. O baterista, o guitarrista e o vocalista de uma banda musical são engenheiros civil, eletrônico e mecânico, não necessariamente nessa ordem. Sabendo que Antônio, João e Pedro são os nomes dos integrantes da banda, que Antônio é engenheiro civil e não toca instrumentos musicais, que o engenheiro eletrônico é o guitarrista da banda e que João não é baterista, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa correta.

I. João é engenheiro eletrônico e guitarrista da banda.
II. Pedro é baterista da banda.
III. Antônio é vocalista da banda.
IV. Pedro é engenheiro eletrônico.

A) Apenas a proposição I é verdadeira.
B) Apenas a proposição II é verdadeira.
C) Apenas a proposição III é verdadeira.
D) As proposições II e IV são falsas.
E) As proposições I, II e III são verdadeiras.


02. Quantos números inteiros, cujos algarismos são todos ímpares e distintos, existem entre 300 e 900?

A) 24.
B) 27.
C) 48.
D) 36.
E) 64.

03. Uma pesquisa realizada com 1000 universitários revelou que 280, 400 e 600 desses universitários são alunos de cursos das áreas de tecnologia, saúde e humanidades, respectivamente. Ela mostrou também que nenhum dos entrevistados é discente de cursos das três áreas e que vários deles fazem cursos em duas áreas. Sabendo que a quantidade de estudantes que fazem cursos das áreas de humanidades e saúde é igual ao dobro da quantidade dos que realizam cursos das áreas de humanidades e tecnologia que, por sua vez, é igual ao dobro dos que fazem cursos das áreas de tecnologia e saúde, a quantidade de entrevistados que fazem apenas cursos da área de tecnologia é igual a
A) 280.
B) 160.
C) 200.
D) 240.
E) 120.

04. João encontrou uma urna com bolas brancas, pretas e vermelhas. Ele verificou que quantidade de bolas pretas é igual à metade da quantidade de bolas vermelhas e ao dobro da quantidade de bolas brancas. João, então, colocou outras bolas pretas na urna, e a probabilidade de se escolher, ao acaso, uma bola preta do referido recipiente tornou-se igual a 0,5. Diante disso, a quantidade de bolas colocadas por João na urna é igual a (o)

A) quantidade de bolas brancas.
B) dobro da quantidade de bolas brancas.
C) quantidade de bolas vermelhas.
D) triplo da quantidade de bolas brancas.
E) dobro da quantidade de bolas vermelhas.


Gabarito

1 – E
2 – D
3 – B
4 – D



9 comentários:

  1. Oi Isabelly! Td bem? Sem querer te explorar, mas teria como postar a resolução da questão 2? Ou alguém nos comentários. Obrigado.

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  2. Acho que a resposta da questão 2 seria a alternativa C, pois, sendo os algarismos todos ímpares, devemos considerar apenas os números 1,3,5,7,9.

    quando o número terminar com o número 1 temos para o algarismo das unidades apenas 1 possibilidade: o próprio número 1;

    para o algarismo das centenas teríamos 4 possibilidades:3,5,7 ou 9, se escolhermos o 7, POR EXEMPLO,FICAREMOS PARA AS

    DEZENAS APENAS COM 3 possibilidades.

    Logo, se o número terminar com 1 temos: 4 x 3 x 1 = 12 possibilidades.

    Porém, se o número terminar com valor diferente de 1 temos:

    4 possibilidades para as unidades: 3,5,7,9. Escolhido o 9, POR EXEMPLO, ficaremos com

    3 possibilidades para as centenas: 3,5 e 7 (o 1 não pode entrar na contagem, pois o número deve estar entre 300 e 900. Escolhido o 5, POR EXEMPLO, FICAREMOS COM

    3 possibilidades para as dezenas:1,3 e 7( o 1 já pode entrar na contagem para as dezenas, por exemplo o número 519).

    Logo, se o número terminar com valor diferente de 1 temos: 3 x 3 x 4 = 36

    Somando as possibilidades chegamos ao resultado

    número terminado em 1: 12 que termina com algarismo diferente de 1:36
    12+36
    C)48

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  3. Professor, pode resolver a questão 3 e a questão 4?

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  4. Questão 2)
    de 300 a 900, porém são números ímpares que a questão quer,logo temos que considerar de 301 a 899.
    Números ímpares que temos que considerar: 1,3,5,7,9.
    Considere ABC como uma centena.
    Logo:
    A (centena) pode ter 3 posições diferentes: 3,5,7 (lembrar que a faixa é de 301 a 899).


    Espero ter ajudado
    B(dezena) pode ter 4 posições diferentes: Todos os números ímpares mostrados lá em cima, menos o número que ocupar a posicão de A.

    C (unidade) também poderá ter 3 posições diferentes: Todos os números ímpares mostrados lá em cima, menos o número que ocupar a posicão de A e a posição de B.

    Sendo assim:

    AxBxC -> 3x4x3 ou 4x3²= 4x9= 36

    Temos portanto, 36 números com todos seus integrantes exclusivamente ímpares entre 300 e 900.

    Letra D.
    36 números.

    Também aguardo a resolução da questão 3.

    Abraço.

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  5. Olá, galera!

    O Professor Bruno Villar irá comentar as questões!!! Em breve postaremos as questões comentadas. Fiquem ligados!

    Por Isabelly Sarmento.

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  6. Creio que está correto o pensamento do amigo Jeison. Eu vacilei considerando o 9 para as centenas, mas refazendo a questão cheguei na solução 36 também.

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  7. Fala pessoal, a 3 não vou explicar, pois o correto seria fazer através de conjuntos.

    04. João encontrou uma urna com bolas brancas, pretas e vermelhas. Ele verificou que quantidade de bolas pretas é igual à metade da quantidade de bolas vermelhas e ao dobro da quantidade de bolas brancas. João, então, colocou outras bolas pretas na urna, e a probabilidade de se escolher, ao acaso, uma bola preta do referido recipiente tornou-se igual a 0,5. Diante disso, a quantidade de bolas colocadas por João na urna é igual a (o)

    A) quantidade de bolas brancas.
    B) dobro da quantidade de bolas brancas.
    C) quantidade de bolas vermelhas.
    D) triplo da quantidade de bolas brancas.
    E) dobro da quantidade de bolas vermelhas.

    A 4 é o seguinte, vamos lá, sem complicar muito, ok!
    A urna tinha bolas brancas, pretas e vermelhas. Ele verificou que a quantidade de bolas pretas é igual à metade da quantidade de bolas vermelhas e ao dobro da quantidade de bolas brancas. Tudo para encher linguiça. Vamos inventar números:
    Brancas = 2
    Vermelhas = 8
    Pretas = 4 (metade das bolas vermelhas e o dobro de bolas brancas) atendeu o enunciado da questão, certo! Desta forma temos P de bola preta = 4/14
    João, então, colocou outras bolas pretas na urna, e a probabilidade de se escolher, ao acaso, uma bola preta do referido recipiente tornou-se igual a 0,5. Diante disso, a quantidade de bolas colocadas por João na urna é igual a:
    Oras, veremos então quantas bolas pretas João colocou p/ aumentar a Probabilidade p/ 50%.
    Brancas = 2
    Vermelhas = 8
    Pretas = 4 + 6 = 10
    Desta forma temos P de bola preta = 10/20 = 0,5 ou 50%. Ou seja, ele colocou 6 bolas pretas, o triplo de bolas brancas.
    GABA D de DREHER.


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  8. Alguém aí sabe responder a questão 3?
    To me batendo para achar na internet...

    Até agora nada de comentário do Professor...

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  9. Também tenho dúvida na questão 3. Alguém já resolveu???

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