Profa. Giovanna Carranza |
Olá, galerinha!
Você sabe qual a diferença entre GERENTE e LÍDER? Confira abaixo no artigo da professora Giovanna Carranza:
Bennis descreve as
principais distinções que caracterizam comportamentos de gerentes e líderes,
como a seguir:
• O gerente administra; o
líder inova.
• O gerente é uma cópia; o
líder é original.
• O gerente focaliza-se em
sistemas e estruturas; o líder focaliza-se nas pessoas.
• O gerente apoia-se no
controle; o líder inspira confiança.
• O gerente tem uma visão
a curto prazo; o líder tem uma perspectiva a longo prazo.
• O gerente pergunta como
e quando; o líder pergunta o quê e por quê.
• O gerente tem os olhos
sempre nos limites; o líder tem seus olhos sempre no horizonte.
• O gerente limita; o
líder dá origem.
• O gerente aceita o status quo; o líder o desafia.
• O gerente é o clássico
bom soldado; o líder é a sua própria pessoa.
•
O gerente faz certo as coisas; o líder faz a coisa certa. (1996, p. 49)
Ao se apresentar mais uma
distinção entre o líder e o gerente, diz-se que o líder opera sobre os recursos
emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e
aspirações. Em contrapartida, o gerente opera sobre os recursos físicos da
organização, sobre seu capital, habilidades humanas, matérias-primas e
tecnologia.
Um gerente competente pode
providenciar para que o trabalho seja feito de forma produtiva e eficiente,
seguindo o cronograma e com um alto nível de qualidade. Mas fica a cargo do
líder efetivo ajudar as pessoas a sentirem orgulho e satisfação em seu
trabalho, impulsionando-as a altos níveis de realização. É um apelo emocional
para algumas das necessidades humanas mais fundamentais – a necessidade de ser
importante, de fazer diferença, de sentir-se útil, de ser parte de uma empresa
de sucesso e de valor.
Segundo Kotter (1990), não
se deve imaginar que gerência e liderança sejam a mesma coisa, bem como não se
deve acreditar que a habilidade de liderança seja uma qualidade e que a de
gerência seja menos nobre do que esta. As organizações precisam dos dois tipos
de profissionais e cada um deles apresenta diferentes soluções quanto ao seu
processo de posicionamento e atuação nos diferentes cargos dentro das
organizações.
O autor acrescenta que os
gerentes lidam com a ‘complexidade’ das empresas, sendo que esta complexidade
foi potencializada na segunda metade do século XX com o advento das grandes
corporações. Sem a devida ação dos gerentes, esta complexidade acaba por
comprometer sua própria existência.
Para trazer ordem e
consistência à organização, o autor acredita que a ação a ser isolada pelos
gerentes deve ser planejar e programar orçamentos, organizar e colocar
eficientemente subordinados nas funções chaves e, finalmente, controlar os resultados
e resolver problemas eventuais.
Por sua vez, os líderes
enfrentam as ‘mudanças’ ocorridas nas organizações, principalmente nos dias de hoje, em que a
mudança tecnológica, a desregulamentação dos mercados, entre outros fatores,
contribuem para esta tendência de transformações. Para acompanhar este ritmo,
mudanças significativas nas corporações são necessárias, e é justamente por
isso que a demanda de líderes cresce a cada dia.
Kotter afirma ainda que,
para os líderes, a ação predominante é estabelecer uma direção, a chamada visão
do futuro, para então alinhar os indivíduos aos interesses da organização. Um
dos motivos que contribuem para o mau aproveitamento de líderes e gerentes é a
diferença de atitude diante da necessidade de mudanças. Já vimos que uma das
principais características do líder é aquela que confere a ele o poder de mudar
o status quo vigente. Por contraponto, porém de maneira complementar, a
do gerente é justamente manter a continuidade desse mesmo status quo. É
comum constatar que, frequentemente, líderes são posicionados em cargos cuja
descrição não retrata nenhuma exigência em operar qualquer tipo de mudança. Da
mesma forma, a um grande número de gerentes é solicitado atuar como agente de
mudança, em lugar de se pedir a eles que cuidem da estabilidade organizacional.
Fonte: Administração Geral
e Pública para Concursos. Giovanna Carranza. Editora Juspodivm
Nenhum comentário:
Postar um comentário