quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

QUESTÃO COMENTADA: Direito Previdenciário | Prof. Italo Romano

Olá, galerinha!

Vamos animar a nossa quarta-feira resolvendo uma questão de Direito Previdenciário?

A questão que iremos propor foi cobrada em 2013 pelo Cespe/UnB no concurso para o cargo de Analista Judiciário do TRT 8ª Região. Vejamos:

(Cespe/2013 – TRT 8ª Região) A respeito do custeio do RGPS, assinale a opção correta.

 a) A alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual a título de custeio da previdência social é de 12% sobre todos os valores recebidos a título de serviços prestados a terceiros.

 b) Para efeito de custeio da previdência social, integra o salário de contribuição do segurado empregado a importância recebida a título de incentivo à demissão.

 c) A contribuição dos trabalhadores para o custeio da previdência é isonômica, sendo as alíquotas de contribuição igualitárias para todas as espécies de segurados.

 d) Para efeito de incidência da alíquota de contribuição para o custeio do RGPS, considera-se salário de contribuição do empregado doméstico a remuneração registrada na CTPS, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para a comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração.

 e) O trabalhador que presta serviço de natureza urbana ou rural a empresa privada, em caráter não eventual e mediante subordinação, não participa do custeio do RGPS.

FUNDAMENTAÇÃO:


Gabarito: Letra D.

Vejam o que diz a Lei nº 8.212/91:

Art. 28. Entende-se por salário-de-contribuição:
[...]
II - para o empregado doméstico: a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração;


Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário