quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CONCURSO VIRTUAL: Prova comentada de Direito Administrativo - DPF | Prof. Alexandre Prado

Olá, galerinha!

O professor Alexandre Prado do Concurso Virtual comentou a prova de Direito Administrativo do concurso realizado no último domingo (16) para Agente Administrativo da Polícia Federal. Vamos conferir?

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PROVA: DIREITO ADMINISTRATIVO
DPF – CESPE/UnB
COMENTÁRIOS: PROFESSOR ALEXANDRE PRADO

Considerando que o DPF é órgão responsável por exercer as funções de polícia judiciária da União, julgue os itens a seguir.
  
35. O DPF, em razão do exercício das atribuições de polícia judiciária, não se submete ao princípio da publicidade, sendo garantido sigilo aos atos praticados pelo órgão.


GABARITO EXTRAOFICIAL - ERRADO - A administração Direta e Indireta deve obedecer os princípios constitucionais - LIMPE - (LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA.)

36. A instituição de órgão próprio para exercer as atribuições de polícia judiciária no âmbito da União é exemplo de descentralização administrativa.
  
GABARITO EXTRAOFICIAL – ERRADO - Instituição de órgão dentro da estrutura da própria entidade, denomina-se desconcentração.

37. Os atos praticados pelos servidores do DPF estão sujeitos ao controle ministerial, mas não ao do Tribunal de Contas da União, que é órgão auxiliar do Congresso Nacional, ao qual compete julgar apenas os atos do presidente da República e demais agentes políticos.
  
GABARITO EXTRAOFICIAL – ERRADO - O controle externo realizado pelo poder legislativo em relação ao controle financeiro é realizado com o auxílio do Tribunal de Contas, nos termos dos arts. 70 e 71 da CF/88.


Considere que, durante uma operação policial, uma viatura de DPF colida com um carro de propriedade particular estacionado em via pública. Nessa situação,
  
38. a administração responderá pelos danos causados ao veículo particular, ainda que se comprove que o motorista da viatura policial dirigia de forma diligente e prudente.

GABARITO EXTRAOFICIAL – CERTO - aplica-se a teoria do risco administrativo, previsto no art. 37 da CF/88.

Julgue os próximos itens, a respeito do processo de licitação.
  
39. Considere que determinado órgão da administração pública pretenda adquirir equipamentos de informática no valor de R$ 5.000,00. Nesse caso, o referido órgão tem a opção discricionária de realizar licitação ou proceder à aquisição direta mediante dispensa de licitação, em razão do baixo valor dos equipamentos.

GABARITO EXTRAOFICIAL – CERTO - a dispensa de licitação pode ocorrer de 4 formas: em razão do valor; em razão do objeto; em razão da pessoa e em situações excepcionais. No caso da questão em tela a fundamentação está no art. 24, II da lei 8.666/93.

40. Em razão do princípio da eficiência, é possível, mediante licitação, a contratação de empresa que não tenha apresentado toda a documentação de habilitação exigida, desde que a proposta seja a mais vantajosa para a administração.

GABARITO EXTRAOFICIAL – ERRADO - Nenhuma empresa poderá contratar com a Administração sem que disponha de habilitação. Trata-se de obediência do princípio da legalidade.


Julgue os itens que se seguem, relativos aos atos administrativos e poderes da administração.

41. Há presunção de legitimidade e veracidade nos atos praticados pela administração durante processo de licitação.
  
GABARITO EXTRAOFICIAL – CERTO - A presunção de legitimidade é atributo dos atos administrativos, enquanto que a presunção de legitimidade é atributo dos fatos administrativos, logo, como a licitação é um conjunto de atos e fatos, a afirmativa é verdadeira.
  
42. O poder para instauração de processo administrativo disciplinar e aplicação da respectiva penalidade decorre do poder de polícia da administração. 

GABARITO EXTRAOFICIAL – ERRADO - Decorre do poder disciplinar e não do poder de polícia, pois trata-se de poder decorrente de relação hierárquica.


No que concerne à organização administrativa, julgue os itens seguintes.
  
53. Dado o poder hierárquico do Estado, na ocorrência do fenômeno de desconcentração administrativa, os órgãos e agentes públicos decorrentes da subdivisão não perdem o vínculo hierárquico com a pessoa jurídica de origem.

GABARITO EXTRAOFICIAL – CERTO – O item aborda a desconcentração, que decorre da hierarquia, portanto, se submetem ao poder hierárquico. Logo, independentemente de quantos órgãos são criados na concepção vertical, manterá a relação hierárquica, tanto em relação aos órgãos, quanto em relação aos agentes.
  
54. Considere que determinado município tenha extinguido órgão de sua estrutura administrativa e que o serviço público correspondente tenha sido delegado a pessoa jurídica de direito privado. Nessa situação, ocorreu descentralização da atividade administrativa, com ruptura do liame hierárquico e exclusão da relação de subordinação com o município.

GABARITO EXTRAOFICIAL – CERTO – Ao extinguir o órgão se encerra a desconcentração e ao delegar ao particular ocorre a descentralização por colaboração. Apesar de não estar hierarquizado, existe uma relação contratual que permite ao estado aplicar-lhe diretamente a punição, em decorrência do poder disciplinar.
  
55. A transferência, mediante ato administrativo, da execução de determinado serviço público a uma autarquia configura descentralização administrativa por outorga.
  
GABARITO EXTRAOFICIAL – ERRADO – A descentralização administrativa deve ser feita por lei e não por ato administrativo.
  
56. Dadas as alterações feitas, nos últimos anos, no marco regulatório das licitações públicas, aos requisitos do melhor preço e da maior vantagem para a administração pública somaram-se, também, critérios de sustentabilidade ambiental.
  
GABARITO EXTRAOFICIAL – CERTO - Art. 3° da lei 8.666/93, regulamentado pelo DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012, que Regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP.
  
57. Considere que determinada pessoa jurídica de direito privado que administra um porto brasileiro pretenda contratar o único escritório de advocacia especializado em direito portuário no Brasil para promover ações judiciais acerca dessa matéria. Nessa situação, é dispensável a licitação.

GABARITO EXTRAOFICIAL – ERRADO – A questão é falha, pois a mesma não afirma que a pessoa jurídica de direito privado que administra o porto é ou não integrante da Administração Pública do 1° setor, mas de qualquer forma, quando há inviabilidade de competição aplica-se a inexigibilidade e não a dispensa.

58. Considere que a empresa X, vencedora de licitação para prestar serviços de segurança nos terminais de ônibus urbanos de determinado município tenha falido e deixado de cumprir suas obrigações para com o poder público e que a administração tenha contratado emergencialmente, a empresa Y para executar os serviços no prazo de cento e oitenta dias. Nessa situação, se novo processo de licitação não for concluído dentro do referido prazo, a administração pública pode, de acordo com a legislação, efetuar a prorrogação do contrato emergencial com a empresa Y por mais noventa dias.

GABARITO EXTRAOFICIAL – ERRADO – O prazo máximo para uma contratação emergencial é de 180 dias, não podendo ser prorrogado conforme letra do Artigo 24 Inciso IV da Lei 8666/93 e alterações posteriores.
Entretanto, caso persista a emergência que deu origem à contratação emergencial original (o que deve ser cabalmente demonstrado), a solução será a celebração de um novo contrato emergencial por um novo prazo (também limitado a 180 dias) e através de novo processo.


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CUPOM PROMOCIONAL: SE JOGA

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