quinta-feira, 3 de abril de 2014

CAIXA: Possibilidade de Recurso - Língua Portuguesa | Professora Luciane Sartori

Caros alunos, segue abaixo o único recurso cabível à parte de Português do concurso deste dia 30.03.2014, da CEF.

A questão 12 da prova da Caixa Econômica Federal, deste 30.03, caderno Agência, referente ao cargo de TÉCNICO BANCÁRIO NOVO – CARREIRA ADMINISTRATIVA – PARA TODOS OS POLOS, EXCETO PARA OS POLOS DE TI, apresentou, no gabarito preliminar, a resposta “errado”, porém tal item está “certo”.

O item diz o seguinte: “Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas” (l.30-31). O trecho de referência da questão é “Segundo o cadastro das instituições de educação superior do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas.”

Note-se que por regência de “ligados” a preposição “a” teve de ser empregada no texto, e, caso um artigo definido feminino fosse posto no contexto, manter-se-ia a correção, haja vista o nome integrante do termo regido ser um substantivo feminino, bem como os nomes subsequentes também integrantes do termo regido.
É interessante observar ainda que, neste mesmo texto mencionado na questão, há uma construção equivalente a esta sugerida pelo examinador: “Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no país e cresce a aplicação da informática... em áreas ligadas à tecnologia da informação e comunicação (TIC).”.

Como bem coloca a regra geral de emprego do acento grave, segundo Domingos Paschoal Cegalla, em “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”, à página 256: “O acento indicador de crase só tem cabimento diante de palavras femininas determinadas pelo artigo definido ‘a’ ou ‘as’ e subordinadas a termos que exigem a preposição ‘a’”.

Assim, nada impede que o acento grave seja empregado no trecho citado pelo examinador . O item supracitado deve, portanto, ser considerado “certo”.

Professora Luciane Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário