quinta-feira, 10 de abril de 2014

DICA DE AUDITORIA | Professor Ted Jefferson

Olá, galera!

O professor Ted Jefferson traz mais uma dica sobre AUDITORIA. Desta vez, veremos a diferença entre Auditor Interno e o Auditor Independente.  Vamos conferir?

A diferença entre os diversos tipos de auditoria está na finalidade. Na auditoria das demonstrações contábeis, executada pelo auditor independente, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro, conforme Item 3 da NBC TA 200.

Na auditoria interna, o objetivo é a elaboração de um relatório por meio do qual o auditor interno comunique à administração os trabalhos realizados, as conclusões obtidas e as recomendações e providências a serem tomadas em relação ao sistema contábil e de controles internos. Segundo ao Item 12.1.1.4 NBC TI 01– A atividade de Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Ou seja, o Auditor Interno é um funcionário da empresa que tem como objetivo auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, tendo um grau de independência menos amplo do que o auditor externo, emitindo recomendações através dos seus relatórios.

Da mesma forma que a auditoria independente, a auditoria interna é de competência exclusiva do contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

Em virtude do menor grau de autonomia do qual dispõe o auditor interno seus relatórios são de uso exclusivo da administração da entidade. Já os relatórios elaborados pelo auditor independente são destinados, também, ao público externo.

O auditor interno executa auditoria operacional e contábil, enquanto o auditor externo das demonstrações contábeis executa auditoria contábil.

Veja como já foi cobrado em prova:

1)      (FCC/SEFAZ-SP/2010) As auditorias internas e externas atuam em diferentes graus de profundidade e de extensão nas tarefas de auditoria. Embora exista uma conexão nos trabalhos de ambas, é função da auditoria externa:

(A) acompanhar o cumprimento de normas técnicas e a política de administração da empresa, na consecução dos seus objetivos.

(B) avaliar e testar os sistemas de controles internos e contábil, em busca da razoável fidedignidade das demonstrações financeiras.

(C) desenvolver continuamente o trabalho de auditoria na empresa, concluindo as tarefas com a elaboração de relatórios.

(D) seguir as normas e procedimentos de auditoria na execução dos trabalhos, com grau de independência limitado.

(E) prevenir erros e fraudes, sugerindo aos administradores da empresa os ajustes necessários.


O objetivo do auditor independente é expressar opinião sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis, verificando se elas estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

As alternativas “A”, ”C” , “D” e “E” são da competência da Auditoria Interna.

2) (FCC/TRF-2ª REGIÃO/Analista Contador/2012) O auditor independente ou externo

(A) tem como objetivo principal a prevenção e a detecção de falhas no sistema de controle interno da entidade.

(B) deve produzir relatórios que visam atender, em linhas gerais, a alta administração da entidade ou diretorias e gerências.

(C) tem que fazer análise com alto nível de detalhes, independentemente da relação custo-benefício, para minimizar o risco de detecção.

(D) deve produzir um relatório ou parecer sobre as demonstrações contábeis da entidade auditada.

(E) tem menor grau de independência em relação à entidade auditada do que o auditor interno.

Segundo a NBC TA 200, o objetivo da auditoria independente é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor, por meio de um relatório de auditoria, sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. O que nos dá a alternativa da questão e elimina a “A”.
A alternativa “B” trata do auditor interno.

O custo - benefício deve ser levado em conta em qualquer auditoria. O que elimina a alternativa “C”.

Quem tem menor grau de independência é o auditor interno. O que elimina a alternativa “E”.

3) (FCC/Defensoria Pública – SP/2013) A auditoria interna deve estar vinculada aos mais altos níveis hierárquicos de uma entidade com vistas a

(A) atuar estritamente como órgão fiscalizador.
(B) emitir parecer sobre as demonstrações contábeis para os usuários externos.
(C) garantir autonomia e independência.
(D) punir os responsáveis por erros nas demonstrações contábeis.
(E) apurar fraudes e punir os subordinados com maior isenção.

Essa vinculação com a Alta Administração da empresa é que dá a necessária autonomia aos trabalhos da Auditoria Interna, pois não é dependente de qualquer setor da entidade. Segundo o Item 3.2.1 da NBC PI 01, o auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar sua autonomia profissional.

4) (FGV/Auditor Fiscal – SEFAZ-RJ/2011) Consoante o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), indique se a alternativa está correta.

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

Conforme Item 3 da NBC TA 200.

5) (FCC/TCE-SP/2012) Em relação às diferenças entre a auditoria interna e externa das demonstrações contábeis, é correto afirmar:

(A) A auditoria externa é de competência exclusiva de contador registrado no Conselho Federal de Contabilidade, enquanto a auditoria interna pode ser realizada por um funcionário qualificado que receba treinamento adequado para tal fim.

(B) O grau de autonomia do auditor interno é maior que o do auditor externo independente, em virtude de se reportar diretamente à controladoria da entidade.

(C) O auditor externo executa as auditorias operacional e contábil e o auditor interno, apenas a contábil.

(D) O auditor externo é responsável pelo exame e avaliação do controle interno da entidade, cabendo ao auditor interno apenas implementar as modificações julgadas necessárias pelo auditor externo para o seu correto funcionamento.

(E) Regra geral, os relatórios do auditor interno são de uso exclusivo da administração da entidade, enquanto os elaborados pelo auditor independente são destinados também aos usuários externos da informação contábil.

A alternativa “A” está incorreta, pois o registro é no CRC para o auditor interno e externo.

A alternativa “B” está incorreta, pois o grau de autonomia do auditor interno é menor do que o do auditor externo. A auditoria interna deve estar ligada à alta administração e não à controladoria.

A letra C está incorreta, pois o auditor externo executa auditoria contábil e o auditor interno, contábil e operacional.
A letra D está incorreta, pois quem implementa as recomendações do auditor externo é a Administração da empresa.

Na auditoria interna, o objetivo é a elaboração de um relatório por meio do qual o auditor interno comunique à administração os trabalhos realizados, as conclusões obtidas e as recomendações e providências a serem tomadas em relação ao sistema contábil e de controles internos. Na auditoria independente, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.

GABARITO
1
B
2
D
3
C
4
CERTA
5
E




Bons estudos e Se Joga, Galera.

Prof. Ted Jefferson 
_________________________________________________________________________

CLIQUE AQUI e adquiria a apostila elaborada pelo Professor Ted com 100 questões de AUDITORIA, todas comentadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário