sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dicas para o concurseiro que está desanimado

Hoje eu vou falar para quem já está estudando há algum tempo para concursos públicos e que está desanimado, pensando em desistir. Se serve de consolo, digo que você não é o único: há muita gente desanimada, pensando em desistir. E isso nós vemos todos os dias, porque estudar para concursos não é fácil; tudo aquilo que é difícil acaba fazendo muita gente desistir. É assim: desde que somos pequenos, vemos que muitos "fogem" das atividades mais difíceis, preferindo fazer aquilo que é mais fácil. Só que, se você quer uma vida diferente para si (cargo público, estabilidade, contracheque no final do mês), terá que "pagar o preço". E você não pode abandonar o que fez até agora. Não desista!

Você está subindo numa escada para chegar à aprovação. A cada degrau, você vence uma etapa. Você começou a estudar, fez curso preparatório, se dedicou e, apesar de estar quase chegando ao objetivo, acabou saindo da escada, perdendo tudo aquilo que conquistou. Após alguns anos, ao perceber que não está conseguindo algo interessante na iniciativa privada, você volta à escada, mas tem que vencer várias etapas novamente.

Preste atenção: se você já está na fila, já está estudando e se preparando, a aprovação é questão de tempo. Todos que não desistem passam em concursos.

Só existem 3 situações em que você não conseguirá passar em concursos: se você desistir, se morrer ou se não fizer ajustes. Mas... como assim?

Se você está nessa escada mas não está subindo os degraus de maneira firme, você poderá escorregar, cair alguns degraus. Então é importante que você veja onde não está pisando com firmeza para fazer os ajustes, as adequações. É muito comum o candidato, ao não obter êxito em uma prova de concurso, culpar o curso, os professores, o material... e não enxergar seus próprios erros, o que provavelmente o levará a fracassar novamente. Entretanto, se ele perceber que acertou, por exemplo, 40 questões de um total de 100, concluirá que já conseguiu percorrer de 40 a 50% do caminho (considerando-se que o primeiro colocado muito dificilmente terá acertado as 100 ou um número bem próximo de questões). Restam apenas, portanto, cerca de 50% dos degraus da escada. É imprescindível que o candidato não desista, analise o que errou e faça os ajustes necessários.

Você está cumprindo sua grade de estudos? Se você ainda não montou uma, acesse http://www.concursovirtual.com.br/materiais-gratuitos-pdf-concurso-publico.php , filtre por "Professor: Rodrigo Menezes" e faça o download do material sobre o assunto. Você precisa organizar o seu tempo, colocando na grade as atividades que você exerce durante a semana, as horas disponíveis para os estudos e a divisão das disciplinas (avaliando a quantidade de questões da prova sobre cada matéria, seu conhecimento prévio e se haverá pesos diferentes para entre grupos de disciplinas na prova).

Erros comuns dos concurseiros que não foram aprovados:

- "Eu só estudei as matérias de que eu mais gostava...". Estude também aquelas de que você não gosta! No próximo concurso, você verá que o resultado será diferente;

- "Eu só estudei a teoria, não fiz exercícios...". Treine a resolução de muitos exercícios, especialmente os de provas anteriores da banca organizadora do seu concurso.

É muito importante que, a cada prova, você veja como pode melhorar para a próxima.

Você fez um concurso para 50 vagas e ficou em 52º? Chegou bem próximo de conquistar a vaga, mas está frustrado e pensando em desistir? Tenha perseverança! Não desista. Acredite que você pode conseguir. E você pode.

Lembrando novamente: identifique em que pontos você está errando, faça os ajustes, dedique-se e siga em frente até conseguir a aprovação.

E conte sempre com o Concurso Virtual nessa caminhada. Estamos juntos com você, rumo à aprovação.

Prof. Rodrigo Menezes

Dica Bônus: Não sabe por onde iniciar seus estudos? Comece sua preparação para concursos públicos com as disciplinas básicas.


ESTUDE as disciplinas básicas com o CONCURSO VIRTUAL. Ao adicionar seu curso no carrinho de compras, utilize o cupom SEJOGA e obtenha 10% de desconto. Cupom válido para qualquer curso do portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário