quinta-feira, 29 de maio de 2014

INSS: Deputado pressiona por recomposição do quadro

Cresce a expectativa pela realização de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma vez que é possível ser autorizado o preenchimento de vagas para o cargo de técnico do seguro social em junho, segundo informações dadas pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ao deputado Amauri Teixeira (PT-BA) em abril. De acordo com o parlamentar, o compromisso da dirigente era de dar aval para 1.500 oportunidades. Desde então, Teixeira tem pressionado o Planejamento pela recomposição do quadro de pessoal do INSS. Inclusive, para tratar sobre o assunto, ele se reuniu com a secretária de Gestão da pasta, Ana Lúcia Amorim, e com o assessor parlamentar da ministra, Luiz Baião, na última quarta-feira, dia 28. Também participaram do encontro os deputados José Guimarães (PT-CE), Roberto Santiago (PSD-SP) e Policarpo (PT-DF).

 O INSS tem pedido para preencher 3.080 vagas, sendo 2 mil para o cargo de técnico, que requer o nível médio e tem remuneração de R$4.400,87 (incluindo a gratificação de atividade Executiva e de desempenho de atividades do Seguro Social). As outras 1.080 oportunidades foram solicitadas para o cargo de perito médico. A função exige graduação em Medicina e inscrição no conselho regional da categoria. Os ganhos são de R$10.056,80 (já com gratificação de desempenho de atividade de perícia médica previdenciária). Entretanto, neste encontro com o alto escalão do Planejamento, apenas foi sinalizada a possibilidade de convocar mais aprovados além das vagas iniciais do concurso de analista. Mais 300 concursados deverão ser chamados no segundo semestre. Além disso, outros órgãos poderão receber mais concursados (Controladoria-Geral da União, Receita Federal e Banco Central).

Em relação ao concurso de técnico do seguro social, o assunto deverá entrar em pauta na reunião com a ministra Miriam Belchior, que deverá ser realizada antes da Copa do Mundo. Na próxima semana, provavelmente na quarta-feira, dia 4, o deputado Amauri Teixeira irá se reunir com o secretário de Relações de Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, para tratar da estruturação de diversos órgãos, para uma urgente contratação.


Fonte: Folha Dirigida

Um comentário: