quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Eu Já Passei I Conheça a história do Alex Melo de Oliveira

Meu nome é Alex Melo de Oliveira, faço 27 anos mês que vem. Natural de Gurupi-TO, moro a 04 meses em Florianópolis-SC, sou Analista do Seguro Social com formação em Administração no INSS. Aprendi ainda muito cedo a importância do trabalho, tendo que me virar desde criança se quisesse conquistar alguma coisa. Sou de família muito simples, meu pai lavrador e minha mãe auxiliar de serviços gerais, éramos desprovidos de muitos recursos financeiros, meus pais conseguiam apenas o suficiente para manter uma família de 04 filhos. Hoje as coisas estão melhores, mas, apesar de nunca ter faltado o mínimo, já passamos algumas dificuldades, só que graças a Deus nunca nos faltou motivação para conquistar um lugar ao sol. Inicio com esse resumo da minha vida pessoal porquê sei que pode motivar e influenciar muitas pessoas a seguir em frente e não desistir jamais de seus sonhos, e para mostrar que quando se nasce pobre, o estudo é o maior ato de rebeldia contra o sistema. Minha história se confunde com a de muitos guerreiros que existem nesse Brasil afora, principalmente para quem resolveu se aventurar no mundo dos concursos públicos.

Em 2005, com 17 anos, se aproximando a formação no ensino médio, me vi em um grande dilema: o que fazer da minha vida a partir dali. De família humilde eu só tinha uma certeza, que era procurar um emprego pra sustentar os caprichos da juventude, que pra mim não eram tantas, e tentar pagar as mensalidades de um curso superior, pois meus pais não tinham condição de me manter. Pra continuar minha formação eu tinha a opção da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que tem um Campus na minha cidade, porém os cursos são integrais, daí não tinha como trabalhar. Então, foi o jeito procurar emprego. Nessa época eu era estagiário secundarista em um Centro Universitário na minha cidade, a Universidade Regional de Gurupi (UnirG), uma autarquia fundacional daquele município. Foi nessa instituição que começou minha história com os concursos públicos.


Na ânsia de arrumar um emprego eu estava topando tudo que aparecesse. Até que repercutiu a notícia do concurso da polícia militar do meu estado (Tocantins), sem muito conhecimento resolvi me inscrever, logo após saiu o edital do concurso da UnirG, e como eu já estava lá como estagiário, me inscrevi, e na sequência saiu também o concurso da Universidade Federal do Tocantins. E lá estava eu, 17 anos, ainda no ensino médio, inscrito em três concursos. Não estudei pra nenhum, não tinha muito o dom de estudar, até ali eu estudava o necessário para obter a média da aprovação nas disciplinas, porém sempre tive facilidade em aprender, assim, pelo menos grande parte dos conhecimentos básicos desses três concursos eram coisas que eu estava vendo no ensino médio. Fiz os três concursos e no da UFT e PM fui um fracasso total.

No concurso da UnirG eram duas fases, prova objetiva e prova prática de conhecimentos de informática. De 40 questões eram necessárias acertar 20 para seguir para a próxima fase, acertei 19 no gabarito preliminar, estava eliminado. Porém, ao sair o gabarito oficial, foi anulada uma que eu tinha errado, fui pra 20, ufa! Segui para a próxima fase. Para ser aprovado no concurso era necessário obter 60 pontos na prova prática, fiz 62,5. Assim, com 17 anos passei no meu primeiro concurso, Assistente Administrativo no Centro Universitário UnirG, Autarquia Fundacional do município de Gurupi-TO, onde permaneci por mais de 08 anos.

Fui nomeado em maio de 2006, já com 18 anos, assim, empregado e servidor público, prestei vestibular para Administração na mesma instituição em que eu trabalhava, o que facilitou, servidor tinha desconto de 50% nas mensalidades. Dessa forma, de agosto de 2006 a junho de 2010 me dediquei ao curso superior, não pretendia sair da UnirG naquele momento, pois ali, além de eu está estudando, ainda tinha a bolsa nos estudos. Nesse período prestei alguns concursos, dentre eles MPU, Banco do Brasil, BASA, Caixa, Liquigás, Polícia Civil, alguns concursos estaduais e outros municipais, mas sem êxito, até porquê estava sem tempo para me dedicar a concursos.

Minha motivação para prestar concursos públicos – além do crescimento profissional e material, da possibilidade de ajudar minha família, da estabilidade – veio também do relacionamento que tive com muitos colegas de trabalho na UnirG, era um ambiente que, por ser um ambiente acadêmico, tinham pessoas que não se contentavam com a situação, sempre buscando mais, almejando novos rumos, novas conquistas. Muitos ali passaram em concursos ótimos. Um ambiente que respira concurso. E como somos influenciados pelo meio, acabei entrando na onda.

Assim, quando terminei a graduação, resolvi que tinha que buscar novos rumos, então comecei a prestar concurso pra valer, foram muitos, mas não estava me dedicando o necessário, então tive muitas reprovações. Em 2011 fui aprovado para Atende Comercial nos Correios e a para Analista de Recursos Humanos da Prefeitura de Guaraí-TO, optei por não assumir nenhum dos dois, pois não era o meu foco.

Ano de 2012 foi marcante pra mim, foi o ano em que tiveram muitos concursos visados em meu estado: Quadro Geral da Secretaria da Administração (SECAD), Defensoria Pública, Ministério Público, entre outros. Resolvi que ia focar em dois, SECAD e Defensoria Pública. Nos dois bati na trave: SECAD fui eliminado por critério de desempate e Defensoria Pública fiquei em 2º de apenas uma vaga. Mas não baixei a cabeça, afinal, você não faz concurso para passar, mas faz até passar. Resolvi que tinha que intensificar os estudos, o que estava mais complicado, pois arrumei um emprego para trabalhar a noite, como tutor na Unopar. Então me desdobrei para trabalhar em dois empregos e ainda estudar pra concurso, a rotina era a seguinte: horário comercial trabalho na UnirG, das 18:00 as 22:00 na Unopar, e de madrugada estudava das 22:30 até as 2 ou 3 da manhã, dependendo do meu ânimo. Ou seja, estava dormindo apenas 4 ou 5 horas por dia. Tinha que passar logo, pois estava puxado. Foi nessa época que conheci o Eu Vou Passar, por indicação de uma amiga, e digo, é a melhor escola preparatória para concurso no Brasil, ótimos professores, ótimas condições e ótimos serviços prestados. O Eu Vou Passar tem uma parcela significante na construção de meus conhecimentos na área de concurso público.

O dia 17 de novembro de 2012 marcou minha vida. Era sábado, estava me dirigindo a Palmas-TO, em uma motocicleta para prestar um concurso, Analista do MPOG, quando me acidentei. Fraturei a bacia, fiquei alguns dias internado, tive que passar por um procedimento cirúrgico. Desse acidente resultou uma sequela na minha perna esquerda. Passei a prestar concurso na condição de PNE. Facilitou na concorrência, mas nunca vi como algo bom, continuei na mesma dedicação, pois ninguém quer ter uma sequela, e sempre aprendi a tornar em positivas as coisas negativas que vem em minha vida.

Então de 2013 até a atualidade tenho sido aprovado em alguns concursos, ora na Ampla Concorrência ora como PNE, um deles é o de Analista do Seguro Social, no INSS, do qual estou exercendo agora. Pretendo dar mais alguns voos, então continuo estudando e contando com o material do Eu Vou Passar. Geralmente estudo também em livros especificamente voltados para concurso, tem uma didática fácil de compreender, respondo questões de provas anteriores e faço resumos, mas as videoaulas do EVP são essenciais. Posteriormente pretendo também me graduar em Direito, área que aprendi a amar estudando pra concurso. Segue uma lista dos concursos que fui aprovado e classificado:

Ano: 2005
Órgão: Centro Universitário UnirG
Cargo: Assistente Administrativo
Situação: Aprovado e nomeado (exerci por 8 anos e 2 meses)
Posição: 178º

Ano: 2007
Órgão: Liquigás
Cargo: Agente Administrativo
Situação: Classificado
Posição: 16º

Ano: 2008
Órgão: Caixa Econômica Federal
Cargo: Técnico Bancário
Situação: Classificado
Posição: 215º

Ano: 2010
Órgão: Prefeitura Municipal de Guaraí-TO
Cargo: Analista de Recursos Humanos
Situação: Aprovado e nomeado
Posição: 1º

Ano: 2011
Órgão: Correios
Cargo: Atendente Comercial
Situação: Aprovado e nomeado
Posição: 9º

Ano: 2012
Órgão: Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Cargo: Analista de Defensoria – Administrador
Situação: Classificado
Posição: 2º

Ano: 2013
Órgão: Ministério da Saúde
Cargo: Administrador
Situação: Aprovado e nomeado
Posição: 10º (PNE)

Ano: 2014
Órgão: Polícia Federal
Cargo: Agente Administrativo de Polícia Federal
Situação: Aprovado e nomeado
Posição: 1º (PNE)

Ano: 2014
Órgão: Ministério da Fazenda
Cargo: Assistente Técnico Administrativo
Situação: Classificado
Posição: 2º

Ano: 2014
Órgão: Banco do Brasil
Cargo: Escriturário
Situação: Aprovado e nomeado
Posição: 4º AC, 1º PNE

Ano: 2014
Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins
Cargo: Administrador
Situação: Classificado
Posição: 1º PNE

Ano: 2014
Órgão: Universidade Federal do Tocantins
Cargo: Assistente Administrativo
Situação: Aprovado e nomeado
Posição: 2º AC, 1º PNE

Ano: 2014
Órgão: Universidade Federal do Tocantins
Cargo: Administrador
Situação: Aprovado e nomeado
Posição: 3º

 Ano: 2014
Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
Cargo: Analista do Seguro Social – Administrador
Situação: Aprovado e nomeado (exercendo há 4 meses)
Posição: 26º AC, 1º PNE

E essa é a minha história, que não para por aqui, ainda pretendo passar noutros concursos. Não poderia ter chegado até aqui sem uma receita básica: ter fé em Deus, dedicação, persistência e humildade. Essas três características pode levar qualquer um ao sucesso.

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.” (Ayrton Senna).

Nenhum comentário:

Postar um comentário