quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Receita Federal: Concurso atrai pela remuneração e estabilidade

A Receita Federal possui pedido de concurso em análise no Ministério do Planejamento para os cargos de analista-tributário e auditor-fiscal, ambos de nível superior, com remuneração inicial de R$9.171,88 e R$15.338,44, respectivamente. A solicitação está desde junho deste ano na pasta, e a expectativa é que a seleção para ambos os cargos seja feita em 2015. O número de vagas não foi informado.

Os cargos de analista e auditor da Receita são abertos a quem possui o ensino superior completo, em qualquer área. As remunerações informadas dos dois cargos incluem o auxílio-alimentação, de R$373, e passarão para R$9.629,42 e R$16.116,64 em janeiro do ano que vem, conforme acordo com o governo federal. As contratações são feitas pelo regime estatutário, que prevê estabilidade.

 No caso de auditor, um novo concurso só poderá ser realizado após o fim da validade do atual ou a convocação de todos os aprovados nessa seleção. A vigência do concurso vai até janeiro do ano que vem, podendo ser prorrogada até julho. A nomeação dos 278 classificados foi autorizada este mês e, segundo o Ministério da Fazenda, será efetivada no próximo mês. De acordo com o ex-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco Nacional), Pedro Delarue, foram pedidas ao Planejamento 2 mil vagas no cargo, porém, com expectativa de aprovação de um número menor.

Para analista, não existe concurso em vigor e até o momento não há informações sobre a quantidade de vagas solicitada para a carreira. Em ambos os casos, a carência de pessoal é determinante para a abertura de nova seleção. A presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita (Sindireceita), Sílvia Felismino, aponta um déficit de cerca de 9 mil servidores e defende o preenchimento de 1.800 vagas a cada ano.


Área administrativa pode ser contemplada - A solicitação de concurso da Receita Federal também inclui cargos da área administrativa, segundo informou o próprio órgão, que não revelou, no entanto, que integram o pedido. Mas entre aqueles com maior oferta de vagas nas seleções para o setor está o de assistente técnico-administrativo. O cargo tem como exigência apenas o ensino médio completo e possibilita estabilidade (regime estatutário de contratação) e ganhos iniciais de R$3.423,82 (incluindo o auxílio-alimentação, de R$373).

A partir de novembro deste ano, São Paulo e Distrito Federal não contarão mais com seleção vigente para a função, o que possibilitará a abertura de novo concurso para essas localidades. Até meados deste mês, era pouco provável a abertura já nos próximos meses de um concurso para assistente que abrangesse outros estados. Porém, a autorização para a nomeação dos classificados no concurso para 1.026 vagas no restante do país manteve viva a esperança de que uma nova oportunidade possa contar com vagas em todo o território brasileiro.

Para isso, será preciso ainda a nomeação dos demais aprovados na seleção, uma vez que ela possui validade até junho do ano que vem, prorrogável até junho de 2017. Outro cargo que deve fazer parte do pedido encaminhado ao Planejamento é de analista técnico-administrativo, de nível superior, com iniciais de R$4.617,62. Para esse, o último concurso, aberto no ano passado, teve oferta de 192 vagas, com exigência de formação em qualquer área. A validade da seleção irá até novembro deste ano, mas poderá ser prorrogada até novembro de 2015.

Por que você quer ser analista ou fiscal da Receita?

Um dos concursos mais visados pelos candidatos, principalmente pela remuneração e estabilidade profissional, é o da Receita Federal. Ingressar no cargo de analista-tributário ou auditor-fiscal é o sonho de muitos concurseiros que dedicam horas intermináveis de estudo para conquistar a chance da classificação.

“Desde que fiquei sabendo desse concurso, comecei a repensar sobre o futuro da minha carreira. Foi aí que saí do meu emprego e decidi entrar no cursinho. Acredito que posso ser aprovado na área fiscal pela experiência profissional que tenho. Além da estabilidade, quero mudar a imagem de que o funcionário público só pensa em dinheiro. Sei que sozinho não resolvo nada, mas só de otimizar o serviço público estarei satisfeito. ”
Felipe Celano Sampaio, 31 anos, engenheiro

“Quis fazer o concurso porque acho a área fiscal muito interessante. Como não tenho experiência, resolvi me matricular no curso para aumentar as minhas chances. Não deixo de estudar nem um minuto, estou sempre praticando o conteúdo. Sei que se for convocada, poderei realizar alguns dos meus sonhos, como comprar minha casa e participar do desenvolvimento do país, além, é claro, da realização pessoal. ” 
Bianca Saraiva Ferreira, 26 anos, farmacêutica industrial

“Não posso negar que o salário seja um dos grandes atrativos que busco na Receita Federal, mas como trabalho com Exatas, sei que posso levar vantagem na prova. Minha intenção é conseguir estabilidade financeira e, assim, realizar meu sonho de poder voltar para Santos, em São Paulo, e morar perto da minha família. Sei que não será fácil, mas estou me esforçando ao máximo, realizando provas anteriores, indo ao cursinho e estudando em casa. Saber que sou útil e produtivo no cargo que pretendo passar, será um orgulho para mim. ”
Victor Aubin Verzani  27 anos, tecnologista

“Estou procurando um trabalho que me proporcione um bom salário e garantia de futuro mesmo. Por isso, acredito que esse concurso seja o ideal para as minhas prioridades no momento. Estudo há dois meses tanto no cursinho como em casa, mas confesso que, às vezes, é difícil conciliar esse tempo com a atenção dos filhos. Graças a Deus, estou conseguindo levar essa situação da melhor maneira possível. ”
Aderlan Marcelo P de Paiva, 36 anos, operador industrial

“Estou confiante, pois percebi que é possível ser aprovado em uma prova como essa. Minha prima, meu chefe e um amigo foram convocados, então pensei: por que eu também não posso? Pretendo sair da área de Tecnologia da Informação e fazer algo que me proporcione mais satisfação. Estou focado, quando saio do trabalho, venho direto para o curso e depois daqui, estudo mais um pouco em casa. Se passar, pretendo realizar meu sonho de conhecer o mundo. ”
Jorge Luiz Mesquita, 35 anos, analista de sistemas


Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário