quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: Questão desafio – Comente!

Olá, galerinha!

Gostaríamos de propor a vocês uma questão desafio de Direito Previdenciário.

PARTICIPE! Diga-nos qual o seu gabarito e faça um breve comentário sobre sua resposta. 

Vamos à questão?

------------------------------------------------------------------

(AGU, Cespe - Procurador Federal - 2002) 
Augusto, de 65 anos de idade, é segurado obrigatório da previdência social, para a qual, na qualidade de empregado, contribuiu durante 36 anos. Há exatos dois meses, Augusto, que sempre atuou como comerciário, demitiu-se de seu último emprego, mas somente hoje ele ingressou com pedido de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição.

Elvira foi companheira de Augusto durante mais de vinte anos, mas eles não tiveram filhos em comum e não há qualquer notícia de que Augusto tenha tido filhos com outra mulher. Há um ano, o casal separou-se, tendo o Poder Judiciário determinado que Augusto deveria pagar pensão alimentícia a Elvira.

Tendo em vista a situação hipotética acima descrita, julgue o item em seguida em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

I. A idade de Augusto na data do pedido de aposentadoria teria relevância para a fixação da renda mensal do benefício, caso ele solicitasse aposentadoria por idade, porém, sua idade seria irrelevante para a fixação do valor da aposentadoria por tempo de contribuição.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

O gabarito divulgaremos amanhã (27/11/2014) ---- Clique Aqui e confira a resposta!

Aguardamos seus comentários!



15 comentários:

  1. Errado, pois na aposentadoria por tempo de contribuição temos a aplicação do fator previdenciário, no qual o ato desta alíquota utiliza a idade do segurado para resultar na renda mensal.

    ResponderExcluir
  2. Estou "enferrujado" e no trabalho.
    Minha dúvida: utiliza o fator previdenciário mesmo ele tendo mais de 65 anos de idade e mais de 35 anos de contribuição???

    ResponderExcluir
  3. Errado! influenciaria no cálculo do fator previdenciário, obrigatoriamente, na aposentadoria por tempo de contribuição e, facultativamente, na por idade.

    ResponderExcluir
  4. Errado.. Sua idade conta para a aposentadoria por idade, mas não influencia para a por tempo de contribuição.
    Mas como ele já passou dos 53 anos, sua idade sua idade acaba influenciando sim, no valor do benefício.

    ResponderExcluir
  5. Fiz um texto maneiro, fui postar e não postou. #saco. Reescrevendo de forma simples...

    Errado!
    A idade e o tempo de contribuição são variáveis diretas ao cálculo do fator previdenciário, que neste caso é de 0,8.
    No caso da aposentadoria por idade, o FP é aplicado se for vantajoso, ou seja, maior que 1. Como não é, a idade seria irrelevante para o cálculo do RMI.
    Já no caso da aposentadoria por tempo de contribuição o FP é obrigatório e, neste caso, a idade influenciará diretamente o RMI.

    ResponderExcluir
  6. Errado...Na aposentadoria por idade, sua idade não teria relevância, pois, só usa o fator previdenciário se mais vantajoso, já na aposentadoria por tempo de contribuição sua idade seria relevante, pois, se usa obrigatoriamente o fator previdenciário...

    ResponderExcluir
  7. Errado. Para a aposentadoria por tempo de contribuição o uso do fator previdenciário é obrigatório, e o fator previdenciário é influenciado por três variáveis: o tempo de contribuição, a expectativa de sobrevida e a IDADE do segurado.

    ResponderExcluir
  8. Errado. Para a aposentadoria por tempo de contribuição o uso do fator previdenciário é obrigatório, e o calculo do fator previdenciário é influenciado por três variáveis: o tempo de contribuição, a expectativa de sobrevida e a IDADE do segurado.

    ResponderExcluir
  9. Errado, pois a idade do segurado é relevante sim para o calculo da aposentadoria por tempo de contribuição uma vez que para este tipo de benefício utiliza-se obrigatoriamente o fator previdenciário. e para o cálculo deste fator a idade é um dos componentes juntamente com o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida.

    ResponderExcluir
  10. Errado. Pois pode influenciar nas duas; na por idade, se mais vantajoso; por tempo de contribuição, obrigatório.

    ResponderExcluir
  11. Visto que o fator previdenciário é obrigatório na aposentadoria por tempo de contribuição, a idade é um fator que vai alterar o valor desse benefício. Portanto, a questão está errada.

    ResponderExcluir
  12. Errado! Se fosse o inverso estaria certo, pois o fator previdenciário é aplicado, obrigatoriamente, na APTC e facultativamente na API, caso seja mais favorável ao segurado. Citaram Elvira só pra cansar o candidato.

    ResponderExcluir