quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O que fazer depois de uma reprovação?

Por Lia Salgado*

A maioria das pessoas já sabe que é pouco provável ser aprovado no primeiro concurso. Mas isso não impede que, em alguns momentos, seja muito difícil lidar com a frustração. Ainda mais que o insucesso pode acontecer mesmo depois de muitas tentativas e de muito tempo de estudo.

Estar consciente da dimensão do projeto ajuda a atenuar o impacto das dificuldades. Mas é preciso ter capacidade de reagir de maneira adequada para efetivamente chegar a algum lugar. Afinal, justificativas não resolvem problemas.

O que pode ser feito, então, quando sai o resultado do concurso e o seu nome não está na lista?

Honestidade - Examine os fatos sem julgamentos. Observe:

1 – Forma: Você estava estudando de forma consistente, com regularidade e método? Ou simplesmente gostaria de estar estudando, mas diversos fatores impediam ou interrompiam os períodos de estudo?

É muito difícil interromper o dia a dia para estudar. Mas é possível construir uma rotina produtiva para sair do estudo aleatório e minimizar as interferências. Você pode organizar as tarefas, definindo com clareza o que fazer a cada hora, reservar os períodos de estudo e distribuir as matérias a serem estudadas a cada dia.

2 – Foco: Você estudou com foco adequado ou decidiu participar desse concurso na última hora, fazendo um desvio de objetivo?

Escolher uma área e estudar as matérias básicas permite que você participe de muitos editais, cada vez com mais conhecimento, já que o que é cobrado em um também cai no seguinte, com a inclusão apenas de algum conteúdo específico.


3 – Tempo: Pode ser também que você tenha começado a se preparar há pouco tempo.

Nesse caso, precisa seguir adiante para ganhar segurança nos conteúdos, desde que mantenha um estudo de qualidade, conforme comentamos nos itens 1 e 2 acima.

Reação – Independentemente dos motivos que levaram à não aprovação, você pode ter diversos tipos de atitudes.

1 – Agarrar-se às justificativas. O problema dessa reação é que faz com que você não se responsabilize pelo que aconteceu e mantém você numa posição de paralisia. Pode ser algo do tipo: “minha família não colabora”, “eu passo em cadastro de reserva e não sou chamado/a”, “os concursos não são sérios” ou “ dei o máximo de mim e não foi suficiente”.

Tudo isso pode mesmo ser verdade.

Há famílias que não ajudam e ainda cobram e desestabilizam o candidato. Mas o projeto é seu e o  salário também será.

Alguns concursos para cadastro de reserva chamam poucas pessoas. Mas se você conseguir uma classificação excelente, suas chances de convocação aumentam bastante. E há concursos com vagas definidas já no edital – nesse caso, a nomeação é garantida para os aprovados.

Acontecem fraudes em alguns poucos concursos, afinal, infelizmente, o crime pode acontecer em qualquer esfera. Mas se observarmos a quantidade de concursos que transcorrem dentro da normalidade, a incidência das irregularidades é muito pequena.

E quando a gente pode ter a sensação de que foi ao limite e, ainda assim, não foi aprovada. Será que o limite não pode ser estendido, como fazem os atletas? Não é uma questão de treinar um pouco mais a cada dia, melhorando o condicionamento e o desempenho (sempre mantendo o equilíbrio)?

Então, o que vamos fazer? Desistir? Chorar e lamentar pelo resto da vida, usando as justificativas acima? É uma opção. Mas é isso o que você quer para a sua vida?

2 – A alternativa é olhar à frente e buscar por onde passar. Veja, passei por essa estrada e sei o quanto pode ser árdua. Mas só há uma atitude produtiva se você quer conquistar o seu objetivo: seguir adiante, não importando o tipo ou o tamanho das dificuldades.

Conhecemos diversas histórias de pessoas que venceram, nas mais variadas situações, quando tudo parecia ser contra. É fato que a necessidade absoluta faz a gente descobrir uma força que talvez desconhecesse. Há situações em que pensar sobre os empecilhos não é uma opção. O jeito é descobrir como seguir.


Esse é o desafio que se coloca à sua frente: agarrar-se às pedras ou encontrar o caminho. Vale lembrar que o período de dificuldades pode ser longo, mas tem um fim. A vida que você vai conquistar será para sempre. E vai abrir um mundo de novas possibilidades, que você não imagina. É muito mais do que segurança e bom salário, pode acreditar.

Um comentário: