quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

DIR. ADMINISTRATIVO: Questão de prova

Todo bom concurseiro sabe que, para um estudo e aprendizado eficaz, além de estudar a teoria, é importantíssimo responder questões de provas de concursos anteriores. Hoje trazemos para vocês uma questãozinha de Direito Administrativo.

A questão abaixo foi cobrada em 2016 pela banca Cespe/UnB na prova do concurso da Polícia Civil de Pernambuco para o cargo de Delegado. Vejamos:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Considerando os princípios e fundamentos teóricos do direito administrativo, assinale a opção correta.

 A As empresas públicas e as sociedades de economia mista, se constituídas como pessoa jurídica de direito privado, não integram a administração indireta.

 B Desconcentração é a distribuição de competências de uma pessoa física ou jurídica para outra, ao passo que descentralização é a distribuição de competências dentro de uma mesma pessoa jurídica, em razão da sua organização hierárquica.

 C Em decorrência do princípio da legalidade, é lícito que o poder público faça tudo o que não estiver expressamente proibido pela lei.

 D A administração pública, em sentido estrito e subjetivo, compreende as pessoas jurídicas, os órgãos e os agentes públicos que exerçam função administrativa.

 E No Brasil, por não existir o modelo da dualidade de jurisdição do sistema francês, o ingresso de ação judicial no Poder Judiciário para questionar ato do poder público é condicionado ao prévio exaurimento da instância administrativa.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Então, qual item você marcaria?


O gabarito correto da questão é a letra D.

Desejamos bons estudos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário