quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

QUESTÃO COMENTADA: Direito Constitucional

Olá, galerinha!

Estamos gostando de ver os comentários no Facebook e no Blog sobre as questões que estamos postando no Blog diariamente. É muito bom saber que o conteúdo está alcançando o objetivo traçado.

Por conta disso, hoje disponibilizaremos duas questões comentadas de disciplinas diferentes. A primeira é de Direito Constitucional sobre Poder Judiciário. Vamos conferir?

(Cespe/2013 – TRT 8ª R – Técnico Judiciário) Assinale a opção correta a respeito do Poder Judiciário.

a) Salvo autorização do CNJ, o juiz titular terá de residir na respectiva comarca.

b) Deverão ser motivadas e tomadas em sessão pública as decisões administrativas dos tribunais, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

c) Os servidores dos tribunais receberão delegação para a prática de atos de mero expediente, contudo referidas práticas só possuirão caráter decisório se a delegação for expressa nesse sentido.

d) A CF estabelece que as custas e emolumentos serão destinados ao custeio dos serviços afetos às atividades da administração pública em geral.

e) O CNJ é um órgão de natureza judicial, com sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional.

COMENTÁRIOS:


Vamos analisar item a item!

Letra A) Errada! Não é autorização do CNJ e sim o tribunal. Vejam o que diz o art. 93, VII:

VII - o juiz titular residirá na respectiva comarca, salvo autorização do tribunal; (grifo nosso)

Letra B) Correta! CF/88 – Art. 93

X - as decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros;

Letra C) Incorreta! CF/88 – Art. 93

XIV os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório;

Letra D) Incorreta! As custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

CF/88 – Art. 98
§ 2º As custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

Letra E) Incorreta! O CNJ atua e tem circunscrição em todo o território nacional. O CNJ não tem jurisdição. O CNJ é uma instituição que controla e aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, mas não julga através do devido processo legal.

Bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário