terça-feira, 11 de março de 2014

ADMINISTRAÇÃO: Comentário de questão passível de recurso do INSS/FUNRIO | Professora Giovanna Carranza

Profa. Giovanna Carranza
Pessoal, que prova covarde, sinceramente, cada enunciado fecha o conteúdo de acordo com um livro especifico, citando páginas e tudo, mas como ele pode obrigar você a isso se nem existia uma referência bibliográfica no edital. Mesmo que no livro que a organizadora tenha citado, tiver o que ela afirmou, mas se existirem outros pontos de vistas de autores entrem com recurso, pois no edital não constava a referência bibliográfica, para obrigar tal limitação. Covardia total!!!  Furiosa!

Algumas poucas questões estavam fáceis, mas a maioria muito difícil, não devido a profundidade do tema, pois tudo era superficial, mas devido a quantidade de conteúdo.

As questões que não estão aqui, não encontrei nenhuma justificativa para entrarem com recurso, na verdade só a questão 47 por haver uma discordância de obras.

Questão 47

A metodologia desenvolvida por Rummler e Branche (1992) é baseada na chamada “melhoria do desempenho humano” e pode ser utilizada para entender o alinhamento de recursos humanos centrais para o desempenho de uma ou mais cadeias de valor. A estrutura é baseada em três níveis de desempenho. Dessa forma, o modelo de melhoria de desempenho utiliza uma matriz que endereça preocupações nos seguintes três níveis,

Assinale a opção correta:

A) Estratégico, tático e operacional;
B) Gerencial, finalístico e de suporte;
C) Organizacional, de processo e de tarefa;
D) Estratégico, finalístico e operacional;
E) Organizacional, finalístico e de tarefa.

Gabarito: D

Comentário:

Questão muito maldosa, realmente existem esses níveis de desempenho, cuidado, a questão não está falando de níveis organizacionais, que são realmente os estratégico, táticos e organizacionais, e sim de níveis de desempenho.

Mas podem solicitar anulação da questão, pois existem obras dos mesmos autores com nomes diferentes:

De acordo com Rummler e Brache (1992) toda organização comporta-se como um sistema, mesmo que não seja gerenciada como tal. Assim, os autores propõem uma metodologia de gestão denominada três níveis de desempenho, sendo nível da organização, nível de processo e nível de executor. Esses três níveis são críticos e interdependentes e indicam o desempenho geral de uma organização, com que sucesso ela atende às expectativas de seus clientes/usuários. Esta compreensão é fundamental para que um gestor possa diagnosticar, prevenir problemas e aperfeiçoar continuamente o desempenho organizacional.

Nesse raciocínio, um melhor desempenho é resultado dos objetivos, das estruturas e das ações gerenciais em todos os três níveis.

> Nível da organização: macro visão de sistemas, enfatiza o relacionamento da organização com seu mercado, indica o “esqueleto” básico das principais funções da organização;

> Nível de processo: são os processos interfuncionais, meios pelos quais a organização produz suas saídas. Uma organização é tão boa quanto seus processos. Os processos devem ser instalados para atender às necessidades do cliente/usuário.

> Nível do executor: os processos são executados e gerenciados por indivíduos que fazem trabalhos variados. Inclui: contratação, promoção, responsabilidade, padrões do cargo, feedback, recompensas e treinamento. A eficiência de cada um dos níveis de desempenho é medida de acordo com três fatores: objetivos, projeto e gerenciamento.


Abraços e a todos e bons estudos.



7 comentários:

  1. Olá Professora, diante do que foi cobrado na prova do INSS, qual bibliografia a Sra. recomenda para nos aprofundarmos? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Professora assisto suas aulas e adoro sua metodologia... mas essa prova foi cruel..



    ResponderExcluir
  3. Profe e sobre as questões da parte geral da prova a senhora tem algo a falar para ajudar com recursos? fiz analista direito.

    ResponderExcluir
  4. Professora, e referente as questões de Noções de Administração das demais formações?? Teria alguma que caberia recurso??
    Obrigada!
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  5. Realmente, que covardia! Foi a pior prova de Administração da minha vida. Nem na faculdade tinha passado por esse sofrimento.

    ResponderExcluir
  6. A miscelânea de autores e teorias foram covardes... QUISERAM JUSTIFICAR A FALTA DE ORGANIZAÇÃO.

    ResponderExcluir