quarta-feira, 12 de março de 2014

INSS: Questões passíveis de recurso – Língua Portuguesa | Professora Luciane Sartori

Caros alunos, relacionei abaixo meu parecer a respeito da prova do INSS desse domingo. Aos interessados, registrei as três questões que considero passíveis de recurso. Boa sorte!

Prova do INSS 2014 – questões passíveis de recurso

A prova deste domingo, no que diz respeito a Português foi fraquíssima, e muito mal elaborada. O primeiro texto, além de não estar bem escrito, continha erros básicos de estrutura gramatical – o que tornava ruim sua interpretação.

As questões passíveis de recurso são a 3, a 4 e a 6.

Há como se contestar a questão 3, cujo gabarito preliminar traz como resposta o item D. De fato, esse seria o único item possível, caso se apresentasse em ordem inversa: estar superado e mostrar modernidade. Assim haveria uma correlação lógica e respectiva, como foi pedido na questão, com as expressões contrastadas homo zappiens é digital e que a escola é analógica. Como tais expressões não foram assim apresentadas, a questão deve ser anulada.

A questão 4 também deve ser contestada, haja vista o posicionamento da autora do texto estar apresentado no primeiro parágrafo e, seguindo esta linha de raciocínio, todos os itens da questão estão corretos, e não apenas 5 itens como aponta o gabarito preliminar. Dessa forma, o item de resposta deveria ser o A, e não o D.


1º parágrafo do texto: O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.

A autora do texto defende que todas as escolas dos dias de hoje precisam

I. fomentar a cultura tecnológica no corpo discente;
II. fomentar a cultura tecnológica no corpo docente;
III. incluir a educação à distância;
IV. oferecer disciplinas semipresenciais;
V. preparar professores para lidar com a tecnologia.
VI. utilizar tecnologia digital;

Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?

A) Todas as seis.
B) Apenas as quatro primeiras.
C) Apenas as quatro últimas.
D) Cinco delas.
E) Nenhuma delas.

Além dessas duas questões, a de número 6 também apresenta problema. O primeiro parágrafo do texto 2 diz o seguinte:

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.

O comando da questão apresenta o seguinte questionamento:

Questão 06

A Organização Mundial de Saúde diz que o número de superdotados em nosso planeta fica entre 1% e 3% da população. Pelas informações contidas no texto, sabe-se que a OMS considera superdotadas as crianças que se destacam nas seguintes áreas ou competências:

Contrastando-se o que foi pedido, nota-se que o texto não deixa claro quais são as áreas ou competências das crianças superdotadas levadas em consideração pela OMS, o que o texto aponta é que “Há quem diga” que a porcentagem apresentada pela OMS de crianças superdotadas refere-se aos talentos nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Destarte, tal questão deve ser anulada.


Professora Luciane Sartori

8 comentários:

  1. Professora Luciane, bom dia.
    Descordo do seu posicionamento com relação a 2 questões:

    Questão 3) A ordem em que aparecem as opções na minha prova foi: "homo zappiens digital" e "a escola é analógica". Portanto RESPECTIVAMENTE se referem a "mostrar modernidade" e "estar superado". Exatamente como a letra D. Não entendo o motivo de apresentar recurso.

    Questão 4) A opção IV que diz "oferecer disciplinas semipresenciais" se refere apenas ao "meio acadêmico", conforme linha 3 do texto e não a "todas as escolas do dia de hoje" conforme o enunciado da questão. Portanto esta se torna a indicação falsa e dá como certa na questão a letra D.

    ResponderExcluir
  2. Professora, e questão número 2? Como a banca concluiu que a brincadeira feita com a palavra "homo zappiens" trata-se de uma associação entre o uso de controle remoto e o contato com variados recursos eletrêonicos? O texto não fala nem em controle remoto, nem em recursos eletrônicos (e sim tecnológicos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Inês. Vc fez recurso?

      Excluir
    2. Concordo Ines. É o que eu gostaria de descobrir também. De onde tiraram o uso do controle remoto?....

      Excluir
    3. Também concordo e entrei com recurso contra essa questão 2.

      Excluir
  3. Também errei essa questão 4, mas depois vi que o texto não menciona: preparar professores para lidar com tecnologia, ou menciona? hehehe

    ResponderExcluir
  4. decepcionada com a reaplicação das provas.
    comecei a estudar antes de ficar grávida, hoje minha filha tem 1 ano e 1 mês e agora que realizamos a prova inss, decepção, tanto tempo, tanto empenho, e chegar na prova e ... (sem comentários) desrespeito com quem estuda!

    ResponderExcluir