quarta-feira, 12 de março de 2014

INSS: Direito Constitucional - Questões passíveis de recursos (Analista com formação em Direito) | Professor Orman Ribeiro

Prof. Orman Ribeiro
Atenção, Concurseiros do INSS (Analista - área Direito)!

Na disciplina Direito Constitucional, a FUNRIO não fugiu ao seu perfil, ou seja, péssima qualidade na elaboração da prova. Entendo que é cabível recurso contra duas questões:

Questão 53

A competência para ajuizar ações em face das ações contra decisões o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho

Nacional do Ministério Público é do(a)
A) Superior Tribunal de Justiça;
B) Tribunal de Contas da União;
C) Supremo Tribunal Federal;
D) Senado Federal;
E) Câmara dos Deputados.

Gabarito: C

Comentário: a "C" é a menos pior, mas a competência do STF, na verdade, é para "processar e julgar as ações contra o CNJ e o CNMP" (Art. 102, I, r, da CF), e não para "ajuizar ações em face das ações contra decisões o(sic) CNJ e CNMP". Que frase confusa e mal redigida! Penso que a questão deve ser anulada, por gerar dúvida na interpretação do enunciado.


Questão 59

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o Procurador-Geral da República, nos termos da Constituição Federal.

A) O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, conforme lista encaminhada pelos integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.

B) O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.

C) O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, conforme lista encaminhada pelos integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, vedada a recondução.

D) O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.

E) O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, vedada a recondução.

Gabarito: D

Comentário: O gabarito está OK, mas a letra "B" também está correta, já que "maioria dos membros do Senado Federal" (letra B) é a mesma coisa que "maioria absoluta dos membros do Senado Federal (letra D).

No mais, está mal elaborado, mas não vejo possibilidade de recurso.

Grande abraço!

Professor Orman Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário