domingo, 9 de março de 2014

INSS: Gabarito preliminar – Prova Direito Previdenciário | Prof. Italo Romano

Prof. Italo Romano

Olá, galerinha!

Agora é a vez de Direito Previdenciário!

O Professor Italo Romano disponibilizou o gabarito preliminar da prova de Direito Previdenciário referente ao concurso para o cargo de Analista do INSS – várias formações. A prova foi reaplicada hoje a tarde pela FUNRIO. Confiram:
______________________________________________________________

PROVA DIREITO PREVIDENCIÁRIO
ANALISTA INSS
COMENTÁRIOS: PROF. ITALO ROMANO

37. São condições para a aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da Constituição Federal:

a) Trinta anos de contribuição, se homem, e vinte anos de contribuição, se mulher.

b) Sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em de anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

c) Sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

d) Trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e vinte anos de contribuição, se mulher.

e) Trinta e cinco anos, para ambos os sexos, reduzidos em dez anos, para o professor que comprove tempo de efetivo e exclusivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio.

Gabarito: C

38. A contribuição previdenciária da União, na forma da Lei 8212/91,

a) constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal, fixados obrigatoriamente no plano plurianual orçamentário.

b) constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal, fixados obrigatoriamente na lei orçamentária anual.

c) responsabilidade da União na cobertura de eventuais insuficiências financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefícios de prestação continuada da Previdência Social, na forma da Lei Orçamentária Anual.

d) fruto do repasse semestral dos recursos referentes às contribuições destinados à execução do Orçamento da Seguridade Social.

e) constituída de recursos fiscais constantes de Lei Complementar especifica, aprovada anualmente pelo Congresso Nacional.

COMENTÁRIOS:


Gabarito: B e C estão corretas.

Vejam a fundamentação legal:

Lei 8.212/91
Art. 16. A contribuição da União é constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal, fixados obrigatoriamente na lei orçamentária anual.

Parágrafo único. A União é responsável pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefícios de prestação continuada da Previdência Social, na forma da Lei Orçamentária Anual.

39. Considera-se segurado obrigatório da Previdência Social, nos termos da Lei 8213/91,

a) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.

b) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil não é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.

c) quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, com relação de emprego.

d) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde mesmo que vinculado a regime próprio de previdência social.

e) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter eventual, sem subordinação e mediante remuneração, exceto como diretor empregado.

Gabarito: A

40. Analise as seguintes informações sobre o tema da reabilitação profissional, considerando os termos da lei 8213/91:

I. Haverá fornecimento de aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção quando a perda ou redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessários à habilitação e reabilitação social e profissional.

II. Haverá reparação ou substituição dos aparelhos mencionados na Lei, desgastados pelo uso normal ou por ocorrência estranha à vontade do beneficiário.

III. Será efetuado o transporte do acidentado do trabalho, quando necessário.

IV. Não será concedido, no caso de habilitação e reabilitação profissional, auxilio para tratamento ou exame fora do domicilio do beneficiário, conforme dispuser o Regulamento.

V. Concluído o processo de habilitação ou reabilitação social e profissional, a Previdência Social emitira certificado individual, indicando as atividades que poderão ser exercidas pelo beneficiário, impedindo-se que este exerça outra atividade para a qual se capacitar.

Quantas dessas informações são procedentes nesse quesito?

a) apenas a segunda e a quarta
b) apenas a segunda e a quinta
c) apenas a terceira e a quinta
d) apenas a primeira e a terceira
e) apenas a primeira e a quarta

COMENTÁRIOS:

Vejamos o que diz a lei 8.213/91:

Art. 89. A habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

Parágrafo único. A reabilitação profissional compreende:

a) o fornecimento de aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção quando a perda ou redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessários à habilitação e reabilitação social e profissional;

b) a reparação ou a substituição dos aparelhos mencionados no inciso anterior, desgastados pelo uso normal ou por ocorrência estranha à vontade do beneficiário;

c) o transporte do acidentado do trabalho, quando necessário.

Art. 90. A prestação de que trata o artigo anterior é devida em caráter obrigatório aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades do órgão da Previdência Social, aos seus dependentes.

Art. 91. Será concedido, no caso de habilitação e reabilitação profissional, auxílio para tratamento ou exame fora do domicílio do beneficiário, conforme dispuser o Regulamento.

Art. 92. Concluído o processo de habilitação ou reabilitação social e profissional, a Previdência Social emitirá certificado individual, indicando as atividades que poderão ser exercidas pelo beneficiário, nada impedindo que este exerça outra atividade para a qual se capacitar.

Entendo que os três primeiros itens são verdadeiros ... A resposta da banca deve ser a letra D.

41. A quem compete, nos termos da Lei 8213/91, gerar estatísticas sobre o total de empregados e sobre as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quanto solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados?

a) Ministério da Saúde
b) Ministério da Previdência Social
c) Serviço Nacional da indústria
d) Confederação Nacional da Industria
e) Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTÁRIOS:

Questão passível de recurso!

Vejam o que diz a lei 8.213/91:

Art. 93 ...
§ 2º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social deverá gerar estatísticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados.

42. No tocante à contribuição das empresas, na forma da Lei 8212/91, é correto afirmar que representa

a) vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer titulo, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

b) vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer titulo, durante o mês, aos segurados empregados que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

c) quinze por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

d) quinze por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, excluídas as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

e) vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, excluídas as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

Gabarito: A

43. O regime Geral de Previdência Social, nos termos da Lei 8212/91, reconhece como segurado facultativo

a) o maior de 16 anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

b) o maior de 18 anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

c) o maior de 14 anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

d) aquele que, independente da idade, se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

e) o maior de 12 anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

Gabarito: Letra C (a lei continua estabelecendo 14 anos para facultativo).

44. Assinale a alternativa que contem informação correta sobre o auxílio doença, nos termos da Lei 8213/91.

a) o auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do 15 dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade enquanto ele permanecer incapaz.

b) o auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade enquanto ele permanecer incapaz.

c) durante os primeiros 15 dias úteis consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incubará a empresa pagar ao segurado seu salário integral.

d) o auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistira numa renda mensal correspondente a 100% do salário de benefício.

e) a empresa que dispuser de serviço médico, próprio ou em convênio, terá a seu cargo o exame médico e o abono das faltas correspondentes ao período referido em lei, somente devendo encaminhar o segurado à perícia medica da Previdência Social quando a incapacidade ultrapassar 15 dias úteis.

Gabarito: B

56 comentários:

  1. Prof Italo, a letra B não seria empregado e avulso?

    ResponderExcluir
  2. Prof qual erro da letra E da questão 44?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são dias úteis.

      Art. 60 ...

      § 4º A empresa que dispuser de serviço médico, próprio ou em convênio, terá a seu cargo o exame médico e o abono das faltas correpondentes ao período referido no § 3º, somente devendo encaminhar o segurado à perícia médica da Previdência Social quando a incapacidade ultrapassar 15 (quinze) dias.

      Por Isabelly Sarmento

      Excluir
  3. Se os três primeiros itens da questão 40 estão corretos, então a questão fica sem resposta, certo? Porque a letra D se refere apenas a primeira e a terceira...

    ResponderExcluir
  4. questão 43 - porque a letra a esta errada? 14 anos são é só para aprendiz, que seria empregado - obrigatório?
    o enunciando nao fala em facultativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão pede nos termos da lei.

      Art. 13. É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, desde que não incluído nas disposições do art. 11.


      Por Isabelly Sarmento.

      Excluir
    2. Cara prof.ª. Entrei com recurso na questão 43 porque entendo que a questão está incompleta. Veja, ele só é considerado facultativo " DESDE QUE" isso é uma condicional, ok?. Em uma proposição lógica, está incompleto o enunciado tornando a questão FALSA. O teor EXATO do Art. 13 deve ser respeitado. SE o menor de 14 anos for um artista com um contrato de trabalho com emissora de TV, ele é facultativo ou C.I? Portando, OBRIGATORIAMENTE, não deveria a Banca ter colocado um ponto final no enunciado. Alguém discorda do uso da condicional SE?

      Excluir
  5. A questão 44 letra B por no final da alternativa constar que o auxílio doença perdurará enquanto o segurado permanecer incapaz não poderia inviabilizar a questão, pois a incapacidade pode gerar posteriormente o auxílio acidente e não somente o auxílio doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fisioterapia Casa encontrou algum site na internet que comentou a prova de fisioterapia? Acredito que a questão 59 estão com duas respostas corretas (letra B e C), o que acha?

      Excluir
    2. Acertei essa questão, porém se lermos " ao pé da letra" , essa incapacidade " permanente", a Banca usa o verbo PERMANECER pode gerar não só o auxílio acidente, se for parcial, como a aposentadoria por invalidez. Deve-se contratar profissionais da área lógica para elaborar questões, esses daí deixam grandes ressalvas nos textos incompletos.

      Excluir
  6. A questão 43, referente ao segurado facultativo, não caberia recurso? Pois, a lei fixa em 14 anos e o decreto 3048/99, a partir dos 16 ano de idade. Qual tem mais força de lei, a própria ou o decreto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atente para o enunciado, o próprio informa sobre qual base ele quer a resposta. "...nos termos da Lei 8212/91..."

      Excluir
    2. Leandro concordo com seu ponto de vista na questão 43, Assistir aula onde meu professor falou que a idade para segurado facultativo é 16 anos, o decreto 3048/99 art. 11 mais a doutrina majoritária adota essa posição, o próprio inss adota essa posição de 16 anos. Segundo o meu professor esse artigo deveria ser anulado pois há divergência.

      Excluir
    3. A IN 45 é discordante mesmo. Leiam com atenção: Ele é facultativo, DESDE QUE, OU SEJA, ( "se" ) EXISTE UMA CONDICIONAL NO ENUNCIADO. e A BANCA COLOCOU UM PONTO FINAL nessa sentença que de lógica não tem nada. E outra, vocês notaram que na questão 62 (Adm) que teve a letra A como gabarito o nome do autor está ERRADO? A banca escreveu RESIS Likert e o correto é RENSIS Likert.

      Excluir
  7. Observe a disposição legal:
    É segurado facultativo o maior de 16 (dezesseis) anos de idade que se filiar ao RGPS (Regime Geral de Previdência Social), mediante contribuição, na forma do art. 199 do RPS/1999 (20% sobre o salário de contribuição por ele declarado), desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

    A idade mínima para se filiar como segurado facultativo é de 16 anos. Mas isso quer dizer que essa é a idade mínima de filiação ao RGPS? Não. O menor aprendiz pode se filiar a partir do 14 anos, na condição de segurado empregado. Guarde esses limites:
    Limite mínimo para contribuir para o RGPS: 14 anos – menor aprendiz, na condição de segurado empregado.
    Limite mínimo para contribuir para o RGPS na condição de segurado facultativo: 16 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso como o Alexandre. Facultativo 16 anos.
      14 se menor aprendiz será obrigatório e não facultativo.

      Excluir
    2. Prezado Alexandre.

      Onde você encontrou este dispositivo legal que fala sobre os 16 anos?

      Na Lei 8212 fala em 14 anos, eu também marquei 16 anos na minha prova.

      Será que cabe recurso?

      att

      Fernando

      Excluir
    3. Olá Fernando José,

      sim cabe recurso, pois só o que está posto, na teoria e não na prática real, é a mera literalidade da lei, visto que temos algumas interpretações, onde o que é mais importante é a interpretação de todos os dispositivos legais em conjunto (CF/88, lei 8212/91, lei 8213/91, decreto 3048/99 e IN45). veja que raciocínio estranho:

      De acordo com o raciocínio desse examinador que elaboradou as questões de direito previdenciário poderia acontecer o seguinte:
      Fernado, somente estudante, mora com os pais, os quais têm boas condições financeiras, decide contribuir com a previdência social como segurado facultativo. Nessa situação Alexandre Pereira, técnico do seguro social, com base nos dispositivos legais, deve deferir o benefício porque não se pode priorizar a previsão do decreto 3048/99, já que a lei é fonte primária.
      se o raciocínio estivesse correto, onde o segurado facultativo pode se inscrever e pagar a partir dos 14 anos, então:
      do ponto de vista dos princípios somente previdenciários quanto da seguridade social, estaríamos diante de uma renúncia, de acordo com a lei 8212/91:
      LEI ORGÂNICA DA SEGURIDADE SOCIAL
      TÍTULO I

      CONCEITUAÇÃO E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

      Art. 1º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.

      f) diversidade da base de financiamento;
      TÍTULO III

      DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

      Art. 3º A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

      Parágrafo único. A organização da Previdência Social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes:

      a) universalidade de participação nos planos previdenciários, mediante contribuição;

      Limitar as fontes de financiamento, e ao mesmo tempo desetimulando os segurados a contribuírem, isso é o que dispõe o decreto?
      haja visto que o decreto aumenta em dois anos o piso da idade para engressar como segurado seja obrigatório seja facultativo. Entretanto não é o papel do regulamento da previdência Social confrontar com a lei.
      Ora, estamos diante de uma interpretação SISTEMÁTICA.

      Excluir
    4. Vamos entrar com recurso nessa pessoal !!!

      Excluir
    5. Vamos entrar com recurso nessa galera !

      Excluir
  8. e da prova de Direito ? tem algum comentário ?

    ResponderExcluir
  9. vejam informações no site do INSS: http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/259

    ResponderExcluir
  10. Mais uma que marcou 16 anos para facultativo.
    Mas realmente a lei 8.212 fala 14 anos (não tinha isso em nenhuma apostila minha =( ).
    Não acredito que caiba recuso. A questão foi clara: lei 8.212, ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a lei 8212, diz sobre os maiores de 14 anos....., , desde que não incluído nas disposições do art. 12. Se há uma condição para que os maiores de 14 anos sejam segurados facultativos, então não podemos afirma que a resposta certa seria a letra C, pois assim todos os maiores de 14 poderiam ser considerados. Vou pedir recurso pra anular.

      Excluir
    2. Camila, na própria Lei, encontramos argumentos para declarar essa proposição FALSA. Atente que ele é facultativo mediante contribuições DESDE QUE........No entanto, a Banca finalizou a proposição com um ponto final. Nem usei o Decreto 3048 que fala dos 16 anos e sim a Forma do Enunciado colocando-o como uma proposição verdadeira, sem fazer a ressalva. Leia o teor do artigo completo:

      Art. 14. É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 21, desde que não incluído nas disposições do art. 12.

      Excluir
  11. O GABARITO DA QUESTÃO 39 ESTÁ ERRADO, PORQUE "o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa" É CONTRIBUINTE INDIVIDUAL E NÃO SEGURADO OBRIGATÓRIO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, conforme dispões a lei 8213/91, temos o seguinte:

      Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: (Redação dada pela Lei nº 8.647, de 1993)

      I - como empregado:(...)

      II - como empregado doméstico:(...)

      V - como contribuinte individual:( ...)

      c) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa; (Redação dada pela Lei nº 10.403, de 8.1.2002)

      VI - como trabalhador avulso: (...)

      VII – como segurado especial:(...)
      Portanto, como o ministro de confissão religiosa é Contribuinte individual, então também é segurado obrigatório.

      Lembre-se do macete do Professor Ìtalo Romano:
      CADES( segurados obrigatórios) F(segurados facultativos)

      Excluir
    2. porém a letra C ...no final cita assim: "com relação de emprego" logo nos conduzindo ao erro , se tem relação de emprego .....é empregado affff

      Excluir
  12. Prof Italo eu sou aluna do curso de Analista da LFG gostaria que os outros profs analisassem a prova pois tem umas questões de outras disciplinas que estão confusas, precisamos de uma orientação pra entrar com recursos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cassia, fui aluno do curso Reta final do INSS e também achei as questões confusas. Prof Italo, poderia nos ajudar pedindo essa ajuda aos outros professores?
      Obrigado

      Excluir
    2. Estamos tentando verificar com os demais professores a possibilidade de comentarem as provas e as possibilidades de recursos.

      Acompanhem as postagens do Blog, blz???

      Abração e boa sorte!!!

      Por Isabelly Sarmento.

      Excluir
    3. Bom tem várias questões da prova de ADM que estão equivocadas por exemplo:
      Questão (2, 8, 38, 40, 70)

      Excluir
  13. Amigos, atentem para o enunciado, podemos ter dispositivos diferentes, entretanto, o enunciado cita sobre qual ele quer a resposta.

    ResponderExcluir
  14. erro na questão 45 pode prejudicar a interpretação da questão e, portanto a compromete. Vale a pena entrar com recurso? Provavelmente foi um erro de digitação, mas compromete a questão?
    O erro está na alternativa “D” – desde mesmo que
    D) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde mesmo que vinculado a regime próprio de previdência social.

    ResponderExcluir
  15. A questao considera-se segurado obrigatório da Previdencia Social nos termos da lei 8212/91, entendo que caiba recurso, isto por na alternativa C, a banca expoe: Quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em carater eventual (o erro esta aqui), a uma ou mais empresas (até aqui tudo bem, nao é segurado obrigatorio mesmo) com relaçao de emprego (prestaçao de serviços com relaçao de emprego, é EMPREGADO, contribuinte obrigatorio).
    Eu havia marcado a A, mas por esta particularidade de ter relaçao de emprego, considero a alternativa C correta, um segurado com relaçao de emprego é considerado empregado.


    Ana,
    Contribuinte individual é segurado obrigatorio, o que nao é facultativo.

    ResponderExcluir
  16. Professor por favor esclareça o porque a alternativa A, DA QUESTÃO 39, esta correta?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se cabe recurso na questão 38? Marquei a letra C, cópia literal no parágrafo único do Art. 36 da Lei 8.212/91. Mas a banca considerou a letra B como correta, cópia literal do caput do Art. 16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Também marquei a leitra C, pois das competencias do Senado aparece um trecho de responsabilidade de ministro .

      Na mesma constituiçao aparece como competencia STF julgamento de crime de responsabilidade de ministro de estado.

      Também preciso desta.

      Excluir
    2. Pois é considero a 45 com duas respostas. Isto porque o enunciado diz nos termos da lei 8213/91. E nos termos da lei é segurado obrigatório o EMPREGADO, e a alternativa C citou relaçao de emprego (vinculo empregaticio), que possui vinculo é empregado, portanto segurado obrigatório.

      Vou montar recurso para esta questao.

      Excluir
  18. Questão 39

    Considera-se segurado obrigatório da Previdência Social, nos termos da Lei 8213/91,

    A) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.
    B) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil não é membro efetivo,
    ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.
    C) quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, com relação de emprego.
    D) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde mesmo que vinculado a regime próprio de
    previdência social.
    E) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter eventual, sem subordinação e mediante
    remuneração, exceto como diretor empregado.

    Pessoal, a questão não teria duas respostas, no caso letra A, por ser individual e letra C por ser segurado empregado, ambos obrigatórios? Qual o erro da C Prof. Ítalo Romano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito sua indagação pois o examinador quis alterar o texto da LEI mas acabou colocando uma informação que faz toda diferença pois ele colocou com RELAÇÃO DE EMPREGO .... professor veja este detalhe!

      Excluir
    2. Olá Vitor Lopes, nesse caso o examinador quer saber a literalidade da lei.
      e o item C NÃO ESTÁ PREVISTO NA LEI 8213/91, embora pareça ser um segurado obrigatório.

      Excluir
  19. Prof, ajuda no recurso da questão 38.

    ResponderExcluir
  20. Alguem por favor me informa o site que posso entrar com recurso contra o gabarito, porque o site da funrio, ainda não liberou nada para os candidatos entrarem com recurso.??? E o prazo termina amanhã as 17hs

    ResponderExcluir
  21. Alguem por favor me informa em qual site entro com recurso contra o gabarito, pq o site da FUNRIO ainda não tem nada disponível neste sentido.?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não achei Lorena se te informarem me passe mandei um e-mail para organizadora.

      Excluir
  22. É na própria página da FUNRIO, entra em INSS e coloca sus inscrição, data de nascimento...
    Aí logo abaixo tem a opção de recursos.

    ResponderExcluir
  23. você deve entrar na página da FUNRIO e ir em consultar inscrição, preencher seus dados e aí terá um ícone "formulário on-line para recurso".

    ResponderExcluir