terça-feira, 22 de abril de 2014

ENTREVISTA: Professor Italo Romano fala sobre o novo concurso do INSS | Parte 2

Prof. Italo Romano
Olá, galerinha!

Ontem (21/04) publicamos a primeira parte da entrevista que o Professor Italo Romano concedeu a um site de concursos. Foi ótima a repercussão! Esperamos que possam utilizar ao máximo as informações por ele transmitidas nas respostas.

Bom, segue abaixo a segunda e última parte da entrevista.

3) Como deve ser a preparação nessa fase prévia à publicação do edital e quais ajustes nessa dinâmica devem ser feitos após a divulgação do mesmo?

Como disse, o candidato deve dar atenção às disciplinas básicas e para tanto devem tomar por base o edital do último concurso para o INSS. Após a publicação do edital, deve-se utilizar todo o tempo até a data das provas para as revisões e o estudo de alguma matéria surpresa e/ou específica.

4) Quais critérios devem nortear o interessado em fazer um curso preparatório na hora de escolher um? A que pontos do programa oferecido pelo curso o candidato deve ficar atento?

Basicamente, o candidato deve buscar informações sobre o curso e sobre o quadro de docentes para a partir daí escolher com segurança. No mercado existem alguns cursos telepresenciais, método que particularmente gosto muito, existem os cursos on-line, onde todo o conteúdo é acessado através da internet e nos grandes centros, ainda sobrevivem os cursos presenciais.


5) O fator previdenciário será um tema central deste edital? E o novo regime de Previdência para servidores públicos?

Não acho que o fator previdenciário seja tema central no concurso que se avizinha, o que não quer dizer que o candidato não deva saber do que se trata, e principalmente saiba quais são as variáveis que influenciam seu valor e quando o mesmo é utilizado. Cabe observar que existe uma movimentação intensa do governo como também do Congresso Nacional para extinguir o fator previdenciário e caso isso aconteça antes da publicação do edital, não deverá ser assunto cobrado no certame.

Em relação ao novo regime de previdência dos servidores, também não acho que seja assunto de grande relevância. Entretanto, é prudente o candidato ter em mãos a Lei 12.618, de 30 de abril de 2012 que institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo. Caso apareça no edital, é plenamente possível estudar e internalizar o conteúdo da referida lei até a realização das provas. Volto a sugerir que os candidatos estudem até o edital o conteúdo da matérias básicas e deixem para depois do edital o estudo dos novos conteúdos.

Aproveito para desejar boa sorte a todos àqueles que irão iniciar seus estudos para esse grande concurso que se aproxima.

Bons estudos!

Professor Italo Romano.

2 comentários:

  1. Italo vi na net um grande movimento no Azzaz para que sejam convocados os candicatos que ficaram classificados com pontuacao minima. Sera que isso seria possivel?Nao teriamos outro concurso?

    ResponderExcluir
  2. Me jogandoooo nessas dicas!!!
    Obrigada professor Italo!!

    ResponderExcluir