domingo, 20 de abril de 2014

QUESTÃO COMENTADA: Administração Pública

Olá, galerinha!

Vamos treinar um pouco de Administração Pública neste domingo de Páscoa?

Segue abaixo uma questão cobrada pela ESAF no concurso para o DNIT em 2013. Vejamos:

(ESAF/2013 – DNIT) A administração pública no Brasil evolui-se por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Assim, pode-se afirmar que a reforma do aparelho do Estado que adotou o modelo de administração gerencial foi orientada predominantemente:

I. pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos.
II. pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
III. pelo rompimento com todos os princípios da administração pública burocrática.

Marque a opção correta.
 a) As afirmativas I e III estão corretas.
 b) As afirmativas II e III estão corretas.
 c) As afirmativas I e II estão corretas.
 d) Somente a afirmativa I está correta.
 e) Somente a afirmativa III está correta.


COMENTÁRIOS:


Em 1995, foi criado o Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE), nomeando-se o ministro Bresser-Pereira. No mesmo ano, o então ministro elabora o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (Pdrae). Contando com o apoio do Presidente da República, há época, Fernando Henrique Cardoso, a proposta foi aprovada e teve como marco central a Emenda Constitucional nº 19 de 1998.

No modelo da Administração Pública Gerencial, prioriza-se a eficiência (princípio este inserido na CF através da EC 19/98). Aspectos como a qualidade dos serviços ao cidadão, a redução de custos e a descentralização administrativa passam a tomar forma como objetivos da gestão estatal. Ainda, muito da linguagem e das ferramentas típicas da administração privada foram trazidas para o âmbito da administração pública.

Desta forma, os itens I e II estão corretos. Porém, o erro do item III está no fato de a assertiva afirmar que a administração pública gerencial rompe com todos os princípios da administração pública burocrática. Como nós sabemos, atualmente, ainda é possível encontrarmos na Administração Pública Brasileira traços dos três principais modelos de Administração, quais sejam: Patrimonialismo, Burocrático e Gerencial.

Portanto, o gabarito é a letra C.


Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário