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| Prof. Luís Gustavo |
Galerinha,
O Professor Luís Gustavo Bezerra
comentou a prova de Direito Administrativo do concurso para AFRFB que aconteceu
no último domingo, dia 11/05. Primeiramente, ele fez um panorama geral da prova
e, segundo ele, a prova estava num padrão bem mais ESAF do que aquela loucura
da prova de 2012.
Na visão do professor, não foi
uma prova fácil e direta, porém bem melhor. Das dez questões, o professor julga
que a prova apresentava três questões bem diretas (mesmo com alguns alunos
“encrencando” com a primeira ... rs), três de nível médio, mas que dava pra
acertar, e quatro difíceis.
O professor acredita que ao ler
os comentários escritos por ele nas questões, os alunos irão entender que
algumas questões/alternativas foram mal escritas, porém apenas a questão de
contrato administrativo poderá ser anulada.
Atenção na formulação do recurso!
O professor orienta para vocês solicitem a anulação da questão tendo em vista
que provavelmente houve um equívoco de digitação tendo a banca trocado a
expressão “contratado” por “contratante” na alternativa “E”. Assim, teríamos
duas alternativas incorretas.
Vamos aos comentários?
QUESTÃO 01:
O procedimento licitatório observa vários atos até o encerramento do
certame. Neste sentido, é correto afirmar que o ato que atribui ao vencedor o
objeto da licitação, encerrando-se o certame, nos termos da lei, é:
a) julgamento.
b) homologação.
c) contratação.
d) habilitação.
e) adjudicação.
Comentário: Questão básica! Adjudicação compulsória
pode ser definida como a entrega simbólica do objeto contratual ao vencedor da
licitação. Diz-se ser uma entrega simbólica, pois o vencedor do procedimento
licitatório não tem direito adquirido à contratação, mas sim, mera expectativa
de direito ao contrato.
Gabarito: E
QUESTÃO 02:
Quanto às formas de aquisição dos Bens Públicos, é correto afirmar:
a) aluvião é uma das formas de
efetivação da acessão.
b) a legislação atual manteve as
enfiteuses já existentes no antigo Código Civil, por meio das quais o credor
obtém o direito de adquirir os bens praceados.
c) a arrematação exige a posse do
bem por determinado período e a boa-fé.
d) o contrato é uma forma de
aquisição originária da propriedade.
e) os bens desapropriados
repassados a terceiros, no caso da reforma agrária, não mais possuem natureza
de bens públicos, mesmo que não se dê a transferência.
Comentário: Questão difícil, tendo em vista que o
assunto é pouco cobrado. Muito embora seja um tema relacionado com o Direito
Civil, o assunto pode ser explorado em questões de Direito Administrativo. Em
seu livro, a professora Fernanda Marinela, da Rede LFG, aborda o tema.
Gabarito: A
Basicamente, temos que o Poder Público poderá adquirir bens em razão de
causas contratuais, fenômenos da natureza ou causas jurídicas. Essas formas de
aquisição de bens públicos são classificadas em: originária ou derivada.
Analisando as alternativas, temos:
a) Correta. No art. 1248, do Código Civil, há previsão de o Poder Público
adquirir bens através de acessão natural, ou seja, por acréscimos que a coisa
sofre no seu valor ou no volume em razão de elemento externo, normalmente pela
natureza. Assim, temos, por exemplo, a formação de uma ilha.
Ocorre que esta acessão natural pode ocorrer, dentre outras formas, por
aluvião que são acréscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por
depósitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio
das águas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, sem indenização
(CC, art. 1250).
b) Incorreta. O novo Código Civil impediu a criação de novas
enfiteuses, mas manteve as que já existiam. Porém, a parte final da afirmativa
não se refere à definição de enfiteuse. A enfiteuse é direito real sobre a
coisa alheia, onde o domínio útil pertence ao enfiteuta. Ao proprietário cabe a
propriedade.
Esta definição refere-se à adjudicação, instrumento pelo qual o credor
obtém o direito de adquirir os bens penhorados e praceados, oferecendo preço
não inferior ao fixado no edital (CC, art. 685-A).
c) Incorreta. A arrematação é o meio de aquisição de bens através da
alienação de bem penhorado, em processo de execução, seja via praça ou leilão
judicial. Usucapião é que exige posse por período determinado e boa-fé. Vale
ressaltar que os bens públicos não se sujeitam a usucapião, mas não descartou a
possibilidade do Estado ser titular do direito de usucapião.
d) Incorreta. O contrato é uma forma de aquisição derivada da
propriedade. É possível a aquisição por diversas formas contratuais, tais como,
compra e venda, doação, permuta, etc.
e) Incorreta. Os bens desapropriados para fins de reforma agrária só
deixarão de serem considerados bens públicos quando ocorrer a transferência de
propriedade a terceiros.
QUESTÃO 03:
Em se tratando da classificação e extinção dos atos administrativos, é
correto afirmar:
a) atos gerais ou normativos são
os que se preordenam a regular situações específicas como acontece nos decretos
expropriatórios.
b) no ius gestionis não há intervenção da vontade dos administrados para
sua prática, como acontece nos decretos de regulamentação.
c) os atos enunciativos indicam
juízos de valor de outros atos de caráter decisório, como acontece nos
pareceres.
d) os atos complexos não se
compõem de vontades autônomas, embora múltiplas, visto que há somente uma
vontade autônoma, de conteúdo próprio e as demais instrumentais, como acontece
no visto.
e) na cassação há perda dos
efeitos jurídicos em virtude de norma jurídica superveniente contrária àquela
que respaldava a prática do ato.
Comentário: Mais uma vez, vamos analisar alternativa
por alternativa. Gabarito: C
a) Incorreta. A definição e o exemplo (decreto exproprietário)
referem-se ao de ato individual.
b) Incorreta. Na prática dos atos de império é que não há intervenção
da vontade dos administrados. Como exemplo, os atos de polícia (apreensão de
bens, embargo de obra), os decretos de regulamentação, etc.
c) Correta. Não merece maiores comentários. Definição correta.
d) Incorreta. Essa é a definição de ato composto.
e) Incorreta. Essa é a definição de caducidade.
QUESTÃO 04:
Nos termos da Lei, constituem motivos para a Administração Pública
rescindir o contrato, exceto:
a) a lentidão na execução diante
de indícios do futuro descumprimento.
b) inadimplemento secundário do
particular que não envolva a satisfação de deveres fundamentais.
c) mutações no âmbito da pessoa
jurídica que prejudique a execução do contrato.
d) o cumprimento irregular das
cláusulas contratuais.
e) insubordinação do contratante
ante instruções derivadas da Administração em atividade fiscalizatória.
Comentário: Questão básica, porém, a ESAF se
complicou! As hipóteses de rescisão unilateral pela Administração possuem
previsão no art. 78, I a XII, XVII e XVIII. Muito embora a questão não tenha
utilizado a literalidade de tais dispositivos, o candidato deveria interpretar
as alternativas aplicando o conhecimento de tais dispositivos. Gabarito: B
Assim, temos:
a) Corresponde à interpretação do inciso III (“a lentidão do seu
cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão
da obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados”). Muito embora
a questão não tenha deixado claro, entendo que os “indícios” servirão para
comprovação exigida na lei, mas a alternativa foi mal redigida.
b) Esta é a incorreta, tendo em vista que seria o inadimplemento
primário por parte do particular, aquele que envolve a satisfação de deveres
fundamentais, que justificariam a rescisão unilateral.
c) Um caso, por exemplo, seria a previsão do inciso VI (“...fusão,
cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato”)
d) Essa é a única literal, sendo um caso previsto no inciso II
e) Corresponde à interpretação do inciso VII (“o desatendimento das
determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a
sua execução, assim como as de seus superiores”). Porém, aqui temos um equívoco
da banca, pois na verdade deveria ser “insubordinação do contratado”! Então,
cabe recurso.
QUESTÃO 05:
Nos termos da lei, a Administração Pública Federal observará, em se
tratando do processo administrativo, princípios específicos, exceto:
a) princípio da segurança
jurídica.
b) princípio da razoabilidade.
c) princípio da eficiência.
d) princípio da insignificância.
e) princípio da motivação.
Comentário: Questão básica! Trata-se da literalidade
da Lei 9.784/99, art. 2º.Gabarito: D
Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios
da legalidade, finalidade, MOTIVAÇÃO, RAZOABILIDADE, proporcionalidade,
moralidade, ampla defesa, contraditório, SEGURANÇA JURÍDICA, interesse público
e EFICIÊNCIA.
QUESTÃO 06:
Em se tratando do acesso à informação no âmbito federal, é correto
afirmar:
a) cabe recurso a ser interposto
no prazo de 05 (cinco) dias e dirigido diretamente à Controladoria-Geral da
União do indeferimento a pedido de acesso a informações classificadas como
sigilosas contidas em Ministérios integrantes do Poder Executivo Federal.
b) são classificadas como
ultrassecretas, cujo prazo de restrição de acesso à informação é de 25 (vinte e
cinco) anos, as informações que coloquem em risco a segurança do Presidente da
República e respectivos cônjuge e filhos(as).
c) compete ao Gabinete de
Segurança Institucional da Presidência da República rever a classificação de
informações ultrassecretas ou secretas, de ofício, a cada 04 (quatro) anos, ou
mediante provocação de pessoa interessada.
d) é assegurado, por lei, o
sigilo da identificação do requerente que apresentar pedido de acesso a
informações de interesse particular contidas nas Cortes de Contas.
e) mediante anuência do
requerente é que a informação armazenada em formato digital será fornecida no
referido formato.
Comentário:
a) Incorreta. Nos termos do art. 16, negado o acesso a informação por
um Ministério, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União,
porém, o recurso poderá ser interposto em 10 dias (art. 15).
b) Incorreta. As informações que puderem colocar em risco a segurança
do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e
filhos(as) serão classificadas como reservadas.
c) Incorreta. No âmbito da administração pública federal, a reavaliação
poderá ser revista, a qualquer tempo, pela Comissão Mista de Reavaliação de
Informações.
d) Incorreta. Nos termos do art. 10, qualquer interessado poderá
apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades públicas, por
qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e
a especificação da informação requerida.
e) Correta. Art. 11, § 5o (A informação armazenada em formato digital
será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente).
Gabarito: E
QUESTÃO 07:
Quanto ao ‘local’ em que as licitações serão efetuadas e à divulgação
das mesmas, assinale a opção correta.
a) A lei exige a publicação pela
imprensa oficial dos avisos relacionados com convites.
b) Não enseja invalidação do
certame licitatório caso haja a escolha de local inóspito quando todos os
potenciais interessados tenham acesso ao certame.
c) É irrelevante a situação
geográfica da repartição interessada nos casos de licitação eletrônica.
d) A existência de sítio oficial
do órgão administrativo na Internet não impõe a obrigatoriedade da sua
utilização para divulgação das licitações, desde que efetuada a publicidade do
ato.
e) A fim de evitar nulidade do
certame licitatório, é necessária a publicação do edital de abertura em sua
integralidade no Diário Oficial Local.
Comentários:
a) Incorreta. A carta-convite não precisa ser publicada na imprensa
oficial, bastando que seja afixada em local apropriado.
b) Incorreta. Segundo o professor Marçal Justen Filho: “A competência
para fixar o local de realização da licitação não pode ser exercida de modo a
reduzir a competitividade ou restringir a publicidade do certame. (...). Ainda
quando todos os potenciais interessados tenham acesso ao certame, haverá
invalidade se houver a escolha de um local inóspito, tornando inviável o
acompanhamento por parte dos cidadãos.”
c) Correta. Segundo o professor Marçal Justen Filho: “Em tais
hipóteses, o “local” da licitação é virtual. É irrelevante a situação
geográfica da repartição interessada, eis que todos os atos se processam por
via eletrônica.”
d) Incorreta. Segundo o professor Marçal Justen Filho: “A existência de
sítio oficial do órgão administrativo na internet acarreta a obrigatoriedade da
sua utilização para divulgação das licitações. [...]. Afigura-se evidente que o
sítio oficial não se destina a promover o interesse das agentes públicos, mas a
assegurar a transparência administrativa e o acesso de todos os interessados
aos eventos ocorridos no âmbito da entidade administrativa.”
e) Incorreta. A Lei 8.666/93 exige a publicação resumida do edital de
licitação no Diário Oficial.
QUESTÃO 08:
Nos termos do disposto na Constituição Federal, em se tratando dos
agentes públicos, é correto afirmar:
a) há que se observar, para fins
de aferição de isonomia, as vantagens relativas à natureza do trabalho
desempenhado.
b) a demissão de servidor
estável, ao ser invalidada por sentença judicial, resulta em colocação do mesmo
em disponibilidade remunerada até o aproveitamento dele em outro cargo.
c) independentemente da causa da
invalidez, a aposentadoria por invalidez permanente, devidamente homologada,
resultará em proventos integrais.
d) aos servidores aposentados em
determinado cargo, deverá ser estendido um benefício concedido a todos os
ocupantes do referido cargo ainda em atividade.
e) para fins de aposentadoria e
disponibilidade, efetuar-se-á a soma dos tempos de serviço federal, estadual,
distrital e municipal.
Comentários:
a) Incorreta. Não consubstancia quebra do princípio da isonomia a não
extensão da vantagem relativa à natureza do trabalho desempenhado (STJ RMS 5949
RJ 1995/0032619-1).
b) Incorreta. CF, art. 41, §2º. A demissão do servidor estável quando
invalidada resulta em reintegração.
c) Incorreta. CF, art. 40, §3º. Os proventos da aposentadoria por
invalidez permanente dependerão da causa da invalidez.
d) Correta. A banca baseou-se na jurisprudência tradicional do STF de
que as vantagens de natureza genérica (concedida a todos os ocupantes do
referido cargo) que são concedidas aos servidores ativos, também devem ser
pagas aos servidores inativos. Porém, creio que a banca tenha sido infeliz na
redação quando fala em “um benefício” de maneira vaga, mas não acredito que ela
anule a questão.
e) Incorreta. CF, art. 40, §9º. Para fins de aposentadoria utiliza-se o
tempo de contribuição e não o tempo de serviço.
QUESTÃO 09:
Em se tratando dos Consórcios públicos, Terceiro Setor e o disposto na
Instrução Normativa SLTI/MP n. 02 de 2008, é correto afirmar:
a) a lei que rege os consórcios
públicos prevê dois tipos de contratos a serem firmados pelos entes
consorciados: o contrato de rateio e o contrato de cooperação.
b) o serviço deverá ser executado
obrigatoriamente pelos cooperados, vedando-se qualquer intermediação, quando se
tratar da contratação de cooperativas.
c) o terceiro setor compreende as
entidades da sociedade civil de fins públicos e lucrativos coexistindo com o
primeiro setor, que é o Estado, e o segundo setor, que é o mercado.
d) é vedado ao consórcio público
a possibilidade de ser contratado pela administração direta ou indireta dos
entes da Federação consorciados, com dispensa de licitação.
e) no caso de extinção do
consórcio público, os entes consorciados responderão subsidiariamente pelas
obrigações remanescentes, até que haja decisão que indique os responsáveis por
cada obrigação.
Comentários:
A alternativa correta é a literalidade da Instrução Normativa SLTI/MP
n. 02 de 2008. Abaixo, comentaremos todas as alternativas.
a) Incorreta. Nos termos da Lei 11.107/05, os entes consorciados
poderão firmar contrato de rateio (art. 8º) e convênio de cooperação (art. 13,
§ 4º).
b) Correta. O parágrafo único, do art. 5º. da IN estabelece que quando
da contratação de cooperativas ou instituições sem fins lucrativos, o serviço
contratado deverá ser executado obrigatoriamente pelos cooperados, no caso de
cooperativa, ou pelos profissionais pertencentes aos quadros funcionais da
instituição sem fins lucrativos, vedando-se qualquer intermediação ou
subcontratação.
c) Incorreta. As entidades paraestatais, integrantes do terceiro setor,
não possuem finalidade lucrativa.
d) Incorreta. O art. 2º., § 1º., da Lei 11.107/05, estabelece que o
consórcio público poderá ser contratado pela administração direta ou indireta
dos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação.
e) Incorreta. O art. 12, § 2º, da Lei 11.107/05, estabelece que “até
que haja decisão que indique os responsáveis por cada obrigação, os entes
consorciados responderão SOLIDARIAMENTE pelas obrigações remanescentes,
garantindo o direito de regresso em face dos entes beneficiados ou dos que deram causa à obrigação.”
QUESTÃO 10:
Considere que o Poder Público conserve a titularidade de determinado
serviço público a que tenha transferido a execução à pessoa jurídica de direito
privado. Nessa situação, a descentralização é denominada:
a) por colaboração.
b) funcional.
c) técnica.
d) geográfica.
e) por serviços.
Comentários:
De forma resumida, temos:
Descentralização técnica ou funcional ou por serviços – transfere a
titularidade e a execução do serviço. É o processo de criação da Administração
Indireta.
Descentralização por colaboração ou por delegação – transfere apenas a
execução do serviço. Contratação de Concessionárias e Permissionárias.
Descentralização geográfica ou territorial – criação dos antigos
Territórios.
Gabarito: A
Bom, esperamos que tenham gostado
dos comentários.
Desejamos boa sorte a todos!

Sobre a QUESTÃO 7, letra D. A ESAF pode usar o pensando isolado de um ou dois doutrinadores, como o Marçal Justen Filho, para afirmar que a letra D está errada, mesmo sem ter uma Lei que fundamente? Obrigado pelos esclarecimentos.
ResponderExcluirWagner,
ExcluirA doutrina indica uma orientação que deve ser seguida pela Administração por ser uma boa prática administrativa, mas se levarmos ao pé da letra, realmente não há lei que fundamente diretamente essa orientação. Pelo menos, não que eu conheça. Mas se levarmos em consideração que a regra é a transparência das informações e pensarmos nos dispositivos da Lei 12.527/11, em seu art. 7º, temos que:
Art. 7o O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:
VI - informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos
Por Luís Gustavo
Professor, tudo bem?
ResponderExcluirNa questão 8, quando a Banca diz : "Nos termos do disposto na Constituição Federal" , você não entende que ela está BLINDANDO a questão e ABRINDO MÃO de qualquer referência jurisprudencial? Entrei com recurso justamente nesse sentido, é absolutamente impossível apontar a correção da alternativa "nos termos do disposto na CF"
Professor, na questão 8 o comando diz "nós termos do disposto na Consituicao Federal". Na Consituicao a paridade não existe mais, não e isso?
ResponderExcluirConcordo com os argumentos! Como coloquei no comentário, a ESAF se baseou em jurisprudência antiga....Não sei se ela vai anular, mas O RECURSO É SEMPRE VÁLIDO....esse então, mais que o da questão anterior....abraço e boa sorte!
ResponderExcluirProfessor Luís Gustavo