quinta-feira, 24 de julho de 2014

INSS: Na expectativa, candidatos não medem esforços

Em busca de uma carreira na área pública, milhares de pessoas em todo o país já iniciaram a preparação visando a uma vaga de técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Embora, ainda não se tenha uma data exata para a abertura do concurso, pois o INSS aguarda a autorização do Ministério do Planejamento, muitos candidatos começaram uma rotina de estudos e não estão medindo esforços para obter êxito e conquistar a estabilidade empregatícia, segundo FOLHA DIRIGIDA pôde apurar ao entrevistar diversos alunos de um curso preparatório, no Rio de Janeiro.

Este certame despertou o interesse da grande maioria dos alunos por vários motivos: a possibilidade de se trabalhar em uma instituição das mais importantes do país, a solidez em relação à carreira e a possibilidade de conquistar uma remuneração atrativa, entre outros fatores. Para Rodhan da Silva Muzy, por exemplo, o interesse pelo INSS não surgiu de uma forma repentina. “Desde o momento que me informei sobre este órgão, eu me interessei em participar do concurso. É uma grande chance de trabalhar em uma das principais instituições do país e de receber uma boa remuneração, principalmente para um jovem de 19 anos como eu. A estabilidade e a realização pessoal são os fatores que me deixam mais motivado”, disse.

Para Raquel Gonzaga dos Santos, a remuneração também foi um dos principais estímulos. “O principal atrativo foi o salário e por ser um concurso federal”, destacou. Há aqueles também que sonham em seguir os mesmos passos de familiares. É o caso de Antônio Torres Pereira da Silva, cuja mãe já trabalhou no INSS. “A influência familiar foi um dos pontos que mais contaram para esta escolha. Tenho alguns familiares no INSS. Minha mãe trabalhou e se aposentou no Instituto”, explicou. Para tentar conquistar uma vaga, os candidatos acabam abdicando de muitos coisas. Pensando apenas em estudar, Antônio disse que acaba sendo inevitável a renúncia do convívio com os amigos e familiares. “É uma rotina muito difícil, pois você acaba perdendo bastante da sua vida social.”

Apesar de abrir mão de diversas coisas para estudar, Rodhan Muzy acredita que todo esforço poderá ser recompensado depois. “Trabalho das 9h às 18h e preciso ir correndo para a aula que começa às 18h30. Faço o curso no Centro do Rio e moro no bairro de Campo Grande. Chego por volta das 23h30 para acordar às 6 horas no dia seguinte. Mas sei que tudo isso valerá a pena.”


Contudo, há quem ache que somente o tempo dedicado no curso preparatório não é o bastante. Marcus Vinícius Bastos Dalcin aproveita as horas vagas para estudar cada vez mais. “Nos dois dias que não tenho aula, estudo à noite por conta própria em casa e nos finais de semana, durante quatro horas. Assisto a vídeo-aulas e participo de grupos do Facebook, que disponibilizam material e encontros para discutirmos sobre o concurso”, disse. Com tanto esforço, muitos já planejam o que farão caso consigam uma das vagas no concurso. “Assim que for aprovado, com certeza comprarei um imóvel. Tenho esse sonho há muito tempo”, conta Antônio da Silva. Já Raquel Gonzaga pretende alcançar uma posição cada vez maior na profissão. “Quero mergulhar ao máximo na nova carreira e me dedicar ao trabalho, para obter cada vez mais ótimos resultados.”


Expectativa de autorização muito em breve

Com uma carência superior a 3 mil técnicos e com cerca de 10 mil servidores com idade para se aposentar, o INSS ainda aguarda autorização do Ministério do Planejamento para abrir concurso. A expectativa é de que a solicitação seja aprovada muito em breve, dada a grande necessidade de pessoal da autarquia, que é vinculada ao Ministério da Previdência. O pedido de concurso foi para 3.080 vagas, sendo 2 mil para técnico do seguro social e 1.080 para perito médico. No entanto, segundo parlamentares que estiveram reunidos recentemente com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a dirigente teria se comprometido a autorizar a seleção, com oferta de 1.500 vagas técnico. Já para médicos, o certame ficaria para uma outra oportunidade.

A previsão inicial dada pela ministra Miriam Belchior era de que a autorização do concurso sairia em junho, o que acabou não acontecendo. Por isso, o deputado Amauri Teixeira vem tentando agendar uma reunião com a ministra do Planejamento para saber os motivos deste atraso e de quando efetivamente será dado o sinal verde para abertura da seleção. Parlamentares e sindicalistas estão preocupados com os rumos do INSS, que vem perdendo cerca de mil servidores a cada ano, segundo dado da própria autarquia, a qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso.

O cargo de técnico, que exige o nível médio, tem remuneração de R$ 4.400,87 e o de perito médico, R$ 10.056,80. No último concurso para a primeira carreira, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva com 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Português, Regime Jurídico Único, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e Informática) e 60 de Conhecimentos Específicos.

No último concurso, realizado em 2012 com oferta de 1.500 vagas de técnico e 375 de perito médico, ocorreram 5.020 convocações, sendo cerca de 90% das chamadas para a primeira carreira.

Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário