segunda-feira, 6 de agosto de 2018

INSS: Protocolo de solicitação de novo concurso avança no Ministério do Planejamento


Ontem, dia 05, expirou a validade do concurso do INSS realizado em 2015. Com isso, acredita-se que o pedido de autorização para realização de um novo certame seja mais célere junto ao Ministério do Planejamento.

Atualmente, o INSS conta com um déficit de mais de 16 mil servidores e previsão de mais de 11 mil novas aposentadorias para 2019 (entre técnicos e analistas).

Na última sexta-feira, dia 03, o protocolo no qual tramita a solicitação de um novo edital avançou chegando à Secretaria Executiva. A última movimentação somente havia ocorrido em 25/05/2018.


O INSS solicita ao Ministério do Planejamento um total de 7.888 vagas, das quais, 3.984 são para técnico (nível médio) e 1.692 vagas para o cargo de analista (nível superior – sem especialidades divulgadas). Além dessas vagas, 2.212 são para preenchimento do cargo de perito médico.


A expectativa é grande para autorização do novo concurso, visto que há uma enorme possibilidade de colapso no atendimento do INSS devido à falta de servidores. Como forma de pressionar o governo para autorização da realização de um novo concurso, a FENASPS anunciou a paralisação de servidores por 24 horas, que acontecerá no próximo dia 09 de agosto. E ainda há previsão de uma greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 05 de setembro.

É importante frisar que todos os pedidos de concurso feitos pelo INSS anteriormente foram deferidos. Desta forma, acredita-se na autorização de um novo concurso, muito em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário