domingo, 4 de agosto de 2019

INSS: MPF ajuíza ação e pede urgência na realização do concurso


No último dia 1º, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra a União e o INSS na qual solicita que a autarquia recrute temporariamente, em até 45 dias, agentes públicos em número suficiente para suprir as demandas acumuladas há mais de 60 dias no órgão.

Além disso, a ACP pede que seja realizado concurso público para provimento de cargos efetivos e ainda que o INSS seja obrigado a mensalmente informar o tempo de análise dos pedidos recebidos. Como a ação tem caráter de urgência, deverá tramitar com prioridade.

A vacância de cargos no INSS aumenta a cada dia. De acordo com dados do próprio Governo, já são mais de 19 mil cargos vagos, entre técnicos e analistas. Soma-se a isso, o fato de cerca de mais de 4 mil servidores com direito à aposentadoria.

O atual cenário aliado à falta de estrutura física tem impossibilitado os beneficiários de exercerem seus direitos assegurados pela Constituição Federal. De acordo com registros do próprio órgão, são milhares de requerimentos com análise pendente, alguns chegando a um ano de atraso.


Apesar de terem sido adotadas medidas tecnológicas para facilitar o acesso do cidadão aos sistemas do INSS, como por exemplo o MEU INSS, não houve celeridade nos processos da autarquia. É certo que as medidas adotadas facilitam o acesso, todavia a análise dos requerimentos é feita por servidores.

A situação do INSS merece uma atenção especial do Governo e nós estamos aguardando uma resposta.

Vamos acompanhar os próximos acontecimentos. Continuem estudando, esse agora é o seu principal papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário