terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A hora da verdade!! | Por Italo Romano

Prof. Italo Romano
Pois é pessoal, dentro de alguns dias, 100 aproximadamente, vocês estarão participando de um certame que vai mudar a vida de muitos. Já ouvi alguém dizer, acho que foi meu amigo William Douglas, que concurso público é a forma mais democrática de ascensão social. Concordo plenamente e sou prova viva disso. Graças a Deus, em concurso público não existe a figura abominável da influência e do QI (quem indicou!!!). Tudo depende unicamente do nosso próprio esforço.

Quando penso em concurso, sempre vem em minha mente a caminhada de Santiago de Campostella. São aproximadamente 900 quilômetros que devem ser vencidos a pé!! A primeira impressão é que seja algo impossível, mas não é, e pessoas de diversas idades e condições físicas conseguem cumprir tal missão. Fazendo um paralelo a essa grande caminhada, vocês estão nos quilômetros finais e durante toda essa jornada devem ter abdicado do convívio familiar e inúmeras vezes foram incompreendidos por isso, se dedicaram 130% aos estudos, fizeram novos amigos nos cursinhos e redes sociais, pois os antigos já não aguentavam mais suas conversas sobre determinada matéria, sobre determinado professor ou sobre o próprio concurso. Passaram a ter como ídolos os renomados professores do meio e viraram fãs de carteirinha do Alexandre Araújo, da Luciane e do Nelson Sartori, do Mestre PH, do Titã Flaviano, do Luiz Gustavo de dir. administrativo, do João Antônio (tem gosto para tudo!!!) e de tantos outros que com maestria compartilharam experiências com vocês, tão sedentos de conhecimento!!! Com certeza está sendo um período na vida de vocês que deixará marcas, como tatuagem, que nunca mais se apagarão.

Todas as informações adquiridas nesse período colocaram vocês em outro patamar e também ecléticos em relação a conhecimentos. A essa altura, vocês já possuem entendimento aprofundado de Direito Constitucional, Administrativo, Raciocínio Lógico, Português, e até mesmo de Direito Previdenciário... rsrs. Hoje é possível entender melhor os noticiários e ninguém ficará olhando para a televisão como se fosse uma “televisão de cachorro” quando, por exemplo, for anunciada a necessidade do comparecimento dos congressistas ao Plenário do Congresso para que determinada matéria seja aprovada através de lei complementar, em razão do quórum diferenciado para aprovação. Qual é mesmo o quórum?? Esqueci!! rsrs. Que a seguridade social será financiada por toda sociedade e pelas contribuições sociais, e você sabe como isso funciona. Que a administração pública tem como princípios norteadores, a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência (LIMPE). O bacana é que esses princípios estarão no subconsciente de cada um de vocês quando estiverem executando suas funções em algum setor do INSS.


Como sou concursado, lembro bem os dias que antecederam à minha prova. Passou muita coisa na minha cabeça e muitos daqueles pensamentos não foram dos melhores, tais como: não estou devidamente preparado, devia ter estudado para outro concurso, meu Deus eu não vou conseguir!!! Mas de alguma forma, tanto eu como Jeane (minha esposita e também servidora) buscávamos força e convencimento de que fizemos o que era possível ter sido feito e nossa aprovação, se chegasse, seria JUSTA.

Nesses próximos 100 dias aproximadamente, caso o desespero bata em sua porta, saiba que muitas vezes bateu na minha. Se algum dia antes de dormir a tristeza aparecer e até mesmo lágrimas descerem pelo seu rosto, isso é normal. Fiquem tranquilos!! Isso acontece com todos os candidatos que estão verdadeiramente comprometidos e preparados. É um bom sinal!!! Sinceramente, não conheço nenhum aprovado que não tenha passado por isso.

Acreditem!! Todo esse esforço valerá super a pena. O serviço público necessita de pessoas, que para ingressar tenham empreendido muito esforço, pois assim a valorização virá de nós mesmos.
Neste momento, faço a minha parte, torço pelo sucesso de todos e, por fim, estarei nos corredores do serviço público esperando aquele abraço...

Grande abraço, firmeza de propósito e mantenham os estudos e as revisões em rotação elevada até minutos antes da prova,

Italo Romano (Hoje sou facilitador exclusivo do SE JOGA VIDEOS e estamos no projeto PASSAPORTE PARA O INSS e o CAMINHADA FINAL RUMO AO INSS).


** Acessem o site www.sejogavideos.com.br (Ainda há tempo!!!)

Prof. Italo Romano Eduardo

5 comentários:

  1. Fantástico professor! Sou sua fã de carteirinha... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É realmente hoje me bateu o desespero, mas continuo firme e confiando em Deus, obrigada pelas lindas e sábias palavras professor Italo Romano, e vamos que vamos, grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Professor ítalo, muito obrigada pela motivação. Até me emocionei...
    Quero muito passar nesse concurso e conhecê-lo pessoalmente...

    ResponderExcluir
  4. Que bom ler isso... Deus sabe como precisava dessas palavras.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada professor! Precisava neste momento destas palavras. Estava me desanimando. Venho fazendo tudo que posso, mesmo trabalhando 40 horas, corro atrás do conhecimento. Se for minha hora, será agora. Sou sua fã. Cleimery

    ResponderExcluir